Procuradoria Eleitoral pede impugnação do registro de candidatura de Mateus Silva

O vice-procurador Geral Eleitoral de São Paulo, Renato Brill de Góes, pediu a impugnação da candidatura de Mateus Silva (PSDB) como postulante à Prefeitura de Caraguatatuba nestas eleições.

O procurador foi contrário a decisão em primeira instância, uma vez que no seu entendimento, há possibilidade de perpetuação de poder do mesmo grupo político nas cidades de Caraguatatuba e São Sebastião.

Filiação de Mateus

Mateus Silva é candidato a prefeito de Caraguatatuba, mas também cunhado do atual prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, e irmão da primeira-dama da cidade vizinha, Michelli Veneziani. Essa ligação parentesca não é entendida como legal pela Procuradoria Geral Eleitoral.

Mateus Silva e a irmã Michelli Veneziani, primeira-dama de São Sebastião, em campanha pelas ruas de Caraguatatuba (Foto: Lucas Katumata/ Divulgação Página Oficial do Candidato)
Mateus Silva e a irmã Michelli Veneziani, primeira-dama de São Sebastião, em campanha pelas ruas de Caraguatatuba (Foto: Lucas Katumata/ Divulgação Página Oficial do Candidato)

“É verdade que a regra constitucional não suscita contendas quando aplicada dentro de um mesmo município — como, a propósito, foi decidido para as eleições de 2016 —, no entanto, há discordância acerca da possibilidade de incidência nos casos que envolvem duas ou mais cidades contíguas e, portanto, participantes de um mesmo conglomerado socioeconômico”, disse o vice-procurador.

Segundo ele, a “aspiração de perpetuação de um mesmo núcleo familiar no poder é um dado irrecusável da vida real. Assim como também o é a influência que o cargo de prefeito de um determinado município por vezes exerce sobre regiões para além de suas fronteiras físicas”.

Com a decisão, a candidatura de Mateus Silva está ameaçada, caso não consiga reverter em instâncias superiores da Justiça Eleitoral.

Até o fechamento desta matéria a candidato tucano não havia respondido sobre mais este pedido de impugnação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *