Mais 230 moradores recebem apartamentos da CDHU em Ubatuba

Mais 230 moradores de Ubatuba receberam apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do governo do Estado, nesta segunda-feira (23). As famílias contempladas viviam em áreas de risco ou preservação ambiental e foram remanejadas para o conjunto, no bairro Marafunda.

O projeto inclui 376 imóveis no total e faz parte do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. As primeiras 146 unidades do conjunto foram entregues em julho deste ano. O empreendimento teve investimento de R$ 93,8 milhões.

CDHU

A entrega simbólica das chaves aconteceu no município, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, e teve a presença do presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino. Cinco futuras moradoras receberam as chaves, representando às demais famílias.

Uma das contempladas foi Arilma dos Anjos Santos, 38 anos, separada, mães de duas filhas menores e funcionária pública municipal. “Agradeço a CDHU pela oportunidade de realizar meu sonho da casa própria. Eu e minhas filhas morávamos num lugar muito ruim, em área de risco e longe da cidade. Hoje, em nosso apartamento temos toda estrutura que tanto esperamos” explicou.

A vida também vai mudar para a empregada doméstica Rosinete Santos Conceição, 48 anos, viúva, que mora com a filha na beira do rio na Seis Maria. “Estamos muito felizes e contando os minutos para mudar para o nosso apartamento. A casa que moramos hoje é de madeira, na beira do rio, e a cada chuva sofremos com enchentes e sujeira”, disse.

Estrutura

Os conjuntos incluem 352 imóveis de dois dormitórios com 52 m² e 24 de um dormitório com 39 m². Todos os apartamentos têm sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Doze unidades foram adaptadas para pessoas com deficiência. As moradias serão entregues com as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela CDHU, como piso cerâmico e laje em toda unidade habitacional e azulejos no banheiro, cozinha e área de serviço. O empreendimento conta com um centro de apoio ao condomínio, playground, área de vivência, paisagismo e infraestrutura completa.

O financiamento dos imóveis já segue as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de SP, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Estas famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias, que podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações.

CDHU na região

Na cidade de Ubatuba, a CDHU já entregou 936 moradias, incluindo as 230 unidades habitacionais desta etapa. Na região administrativa de São José dos Campos, foram entregues 35.413 moradias. Outras 836 estão em obras. Essas unidades em andamento representam R$ 62,9 milhões em investimentos, por meio da CDHU e Agência Casa Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *