Defesa Civil alerta para temperaturas de até 40ºC no Litoral Norte

A Defesa Civil do Estado de São Paulo fez um alerta sobre altas temperaturas no Litoral Norte até sábado (3). A chegada da Primavera deve trazer dias mais quentes para a região e os termômetros podem chegar a 40ºC na sexta-feira (2).

A mínima prevista em Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba é de 22°C na quinta (1º), com o sol firme e forte. Já no domingo o calor deve dar uma trégua, podendo cair para 21°C, com possibilidade de céu nublado e 60% de probabilidade de chuva.

Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), o Índice Ultravioleta (IUV) calculado para o primeiro final de semana de outubro é 10, o que traz altíssimo risco de queimadura pelo sol. A recomendação é que a exposição não ultrapasse de 15 a 25 minutos, tempo em que a pele começa a queimar e com uso de protetor solar.

Dicas para altas temperaturas

Algumas dicas para o período de calor é a ingestão de bastante líquido; evitar grandes aglomerações; evitar exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado; lavar nariz e olhos com soro fisiológico algumas vezes ao dia e evitar exercícios físicos entre 10h e 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *