Prefeitura averigua casos de malária próximos a casa de Camila Pitanga

A Vigilância Epidemiológica de São Sebastião prepara uma ação para averiguar casos de malária próximo a casa da atriz Camila Pitanga, em Barra do Una, costa sul do município, na próxima quinta-feira (20). A artista está passando a quarentena na região e contraiu a doença no início de agosto.

Segundo a prefeitura, se não chover, haverá uma busca ativa para identificar a ocorrência de novos casos e tentar controlar a doença. Será uma varredura em um raio de 500 metros da residência da atriz em busca de pessoas sintomáticas ou não, que estejam dispostas a fornecerem amostras de sangue para realização da gota espessa (exame para diagnóstico da malária).

A administração informou ainda que em 2020 foram registrados três casos da doença, sendo dois da Camila Pitanga e sua filha. Em 2019 foram identificados dois casos positivos.

Camila Pitanga compartilhou seu diagnóstico nas redes sociais e falou sobre os sintomas, com picos de febre e dores no corpo. A suspeita de malária foi confirmada no Hospital de Clínicas de São Paulo, onde também foi determinado o tratamento, com remédios cientificamente comprovados no combate ao protozoário causador da doença.

Malária

malária
Mosquito da malária se reproduz na Mata Atlântica (Foto: Divulgação)

A malária é uma doença transmitida por mosquitos que vivem em região de Mata Atlântica, como é o caso do Litoral Norte. A picada do inseto transmite protozoários parasitários que causam a infecção,. Os sintomas começas a se manifestar entre 10 e 15 dias após a picada, com febre, fadiga, vómitos e dores de cabeça. Em casos graves a doença pode causar icterícia, convulsões, coma ou morte.

A falta de diagnósticos precisos, como aconteceu no caso da atriz Camila Pitanga, cuja suspeita era de Covid-19, ampliam os casos letais no Brasil. Em casos de sintomas relacionados, a orientação é procurar imediatamento o serviços de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *