Hospital Regional promove fisioterapia ao ar livre para pacientes de Covid-19

Diante do desafio de tratar pacientes da Covid-19, uma doença ainda pouco conhecida no mundo todo, o Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) está oferecendo exercícios de fisioterapia ao ar livre, buscando inovar e humanizar a assistência médica.

A iniciativa foi implantada há cerca de um mês e visa motivar e proporcionar um ambiente similar ao encontrado nas ruas fora da unidade. A ideia é que assim o paciente consiga se preparar para retomar as suas condições físicas e a sua rotina após a alta médica.

“A fisioterapia é fundamental para o tratamento da Covid-19. Muitos pacientes que temos aqui são adultos e jovens, que sofrem esse processo de hospitalização e ficam muito tempo acamados, perdendo função muscular. A doença traz muitos comprometimentos musculares e respiratórios. Então, com esses exercícios de simulação (que é uma série de atividades que preparamos simulando as dificuldades encontradas na rua), eles conseguem melhorar o condicionamento muscular e respiratório para voltar para a vida normal – subir degrau, atravessar uma faixa de pedestre, etc. E assim, serem de fato independentes funcionais”, explicou Jaqueline Mancuso, fisioterapeuta do HLRN.

Área externa do hospital

A fisioterapia ao ar livre é realizada na parte lateral do HRLN, diariamente, em horário aprovado pela Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e pela área clínica da unidade, de acordo com a possibilidade climática do dia. Além do acompanhamento do fisioterapeuta, um profissional da enfermagem também participa, deixando à disposição uma cadeira de rodas e um torpedo de oxigênio para resguardar sempre o bem-estar do paciente.

“Quando vamos lá fora com o paciente, vemos que o olhar dele, a fisionomia dele, tudo muda. Já presenciamos pacientes emocionados de poderem ficar ao ar livre. Com certeza é algo muito bom para eles”, lembrou a técnica de enfermagem da internação, Vanessa Pereira de Souza.

Atualmente, a unidade é referência no tratamento do novo coronavírus no Litoral Norte, tendo sido inaugurado antecipadamente em março deste ano exclusivamente para dar retaguarda para a região durante a pandemia. Hoje, 14 pacientes estão sendo assistidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cinco na Enfermaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *