Após denúncia, Ambiental desmantela ocupação irregular em Castelhanos

A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Polícia Ambiental e Fundação Florestal, realizou, na manhã deste sábado (25), uma Operação Integrada para coibir invasão próxima à cachoeira do Gato, na comunidade tradicional de Castelhanos.

A ação foi feita por intermédio da equipe de Fiscalização Ambiental, que constatou desmatamento de Mata Atlântica e ocupação visando a construção de moradias irregulares. O material de construção foi apreendido e o início da obra embargado e desmanchado pelas equipes.

O servidor público Ismael de Souza Junior, que atua como fiscal ambiental, disse que, apesar de não ter sido localizado durante a operação, o infrator responsável pelos crimes ambientais deve ser identificado, já que há indícios indispensáveis para isso. O fiscal também destacou a atuação da comunidade. “Sem o auxílio dos moradores locais seria quase impossível localizar a área invadida, um local de difícil acesso, escondido no meio da floresta”, falou.

Já para o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, essas ações visam coibir o avanço crescente em locais especialmente protegidos. “A pandemia do coronavírus deu a ilusória impressão aos degradadores que a Prefeitura está com sua Fiscalização Ambiental em quarentena. Na verdade, vamos intensificar nossos trabalhos e impedir o avanço dessas invasões. Para isso, precisamos muito do apoio da comunidade, denunciando qualquer crime ambiental. Estamos em plantão permanente a partir de agora”, destacou.

A pasta ressalta que tem recebido denúncias e que seguirá atuando e prestando atendimento à população, sempre com o intuito de proteger, preservar e cuidar do meio ambiente.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3896-9200.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *