Prefeitura de Caraguatatuba e Marinha notificam 12 embarcações e apreendem uma

Uma operação conjunta realizada no final de semana – 31 de janeiro a 2 de fevereiro –  pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com Marinha do Brasil nas praias do município terminou com 36 abordagens, sendo 12 notificações e uma apreensão de um jet ski conduzido por um menor.

O objetivo era fiscalizar o tráfego de embarcações e equipamentos náuticos que possam colocar em risco a integridade física dos cidadãos nas praias e rios navegáveis do município. A ação contou também com o apoio do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar).

Entre as informações identificadas havia falta de equipamentos de salvatagem (coletes), de porte de documentos da embarcação e do condutor, protocolo de título da embarcação vencido, menor conduzindo moto aquática, rebocador banana boat sem proteção do hélice, além de usuários navegando a menos de 200 metros da arrebentação.

Uma das infrações mais graves, que terminou com a apreensão de equipamento, foi registrada na Tabatinga onde um menor de 14 anos foi flagrado pilotando uma moto aquática (jet ski). Embora o pai estivesse atrás, por ser menor de 18 anos o adolescente não tem habilitação. O pai foi notificado para comparecer na Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião para apresentar recurso.

Pela Secretaria de Urbanismo, o fiscal de Posturas Alex Catapani, flagrou um piloto diferente do credenciado na condução de uma lancha que levava um banana boat e uma raia demarcatória danificada. As duas ocorrências foram na Praia da Mococa.

O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, destacou a preocupação da Prefeitura com os banhistas. “Existem regras que devem ser cumpridas por quem trabalha com atividades náuticas e usuários”.

Ainda conforme ele, essa fiscalização será realizada em outros dias. “Essa parceria é muito importante para a segurança de todos. Inclusive no sábado, contamos com a presença do Capitão de Fragata Adriano Vieira de Souza, comandante da Delegacia da Capitania dos Portos, o que mostra a preocupação com nossos banhistas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *