Prefeito se reúne com taxistas e motoristas de aplicativo para definir regras

Na tarde dessa segunda-feira (10), o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu com taxistas e motoristas de aplicativo para conversar sobre a necessidade da normatização das atividades.

As reuniões ocorreram separadamente e cada categoria pôde destacar suas necessidades específicas. Ao final do encontro, ambas as categorias ficaram de eleger representantes para formação de uma comissão paritária visando elaborar um decreto para regulamentação dos serviços.

A ideia é oferecer a todos mais segurança e melhores condições de trabalho. A partir dessa reunião, as categorias ficaram de procurar a Secretaria de Mobilidade Urbana para dar sequência aos processos.

Também participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Capitão Campos Júnior, e a diretora de Transportes, Alessandra Souza.

Taxistas

Cerca de 15 taxistas participaram da conversa com o prefeito, onde discutiram a necessidade de atualização do decreto que trata da atividade, além da representatividade da classe, que precisa ser formalizada.

Uma eleição deve acontecer em maio, conforme estabelecido no decreto vigente, com objetivo de eleger um presidente que irá representar a classe. Para dar seguimento aos trabalhos, no momento os taxistas deverão definir representantes para formação de uma comissão paritária (quatro taxistas + quatro representantes do poder público).

Além disso, também foi discutida a necessidade de regulamentação dos transportes por aplicativo e também da necessidade de criar novos formatos de trabalho, mantendo a legalidade.

Uma das propostas do prefeito Aguilar Junior foi da aquisição de um aplicativo exclusivo para modernizar a prestação do serviço.

“Estamos dispostos a fazer o possível sempre, dentro da legalidade, para proporcionar a todos melhores condições de trabalho. Estamos dispostos a investir em ferramentas e fiscalização, então, precisamos que se organizem para que possamos viabilizar essas demandas”, destacou o prefeito Aguilar Junior.

Para o taxista Leandro Julio, esse encontro foi um importante passo de aproximação da prefeitura com o segmento. “Nunca tivemos a oportunidade de conversar sobre nossas necessidades e novas propostas. Essa abertura do prefeito foi muito importante. A possibilidade de termos um aplicativo pode trazer mais facilidade e ampliar nosso atendimento. Precisamos buscar novas formas, mantendo sempre nossa qualidade”, explicou.

Motoristas de Aplicativo

Após a conversa com taxistas, foi a vez dos motoristas de aplicativos, como Uber e 99. A preocupação e necessidade dos representantes com relação à regulamentação foi o foco da reunião. Para eles também é necessário criar um formato mais rigoroso no município para garantir oportunidades aos motoristas da cidade que fazem da atividade sua renda principal.

De acordo com o motorista Luciano, é preciso estabelecer formas de proteger tanto a classe quanto os usuários. “Estamos dispostos a formar uma comissão para que junto com a prefeitura possamos estabelecer uma regulamentação no município”, destacou.

Além de disponibilizar a equipe técnica para o desenvolvimento desse projeto, o prefeito Aguilar Junior também citou a possibilidade de proporcionar tanto aos taxistas, quanto aos motoristas de aplicativo, alguns cursos de aperfeiçoamento, finanças e até mesmo de atendimento voltado para o turismo.

Ao final, os motoristas se comprometeram a mobilizar os grupos da cidade para realização de um pré-cadastro, a fim de montar a comissão para seguir com os processos de normatização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *