Felipe Augusto alerta para risco de crise com demissão de 350 comissionados

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, tem feitos lives e posts nas redes sociais para alertar sobre o que considera um risco para a administração pública após decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que determina o corte de cerca de 350 cargos em comissão.

Para ele, essa determinação vai prejudicar serviços essenciais prestados pela municipalidade. A decisão do TJ dá prazo de 120 dias para que seja cumprida e ele alerta que deve coincidir com a temporada de verão “ocasião em que o município recebe milhares de visitantes”.

O clima tem sido tenso nas repartições públicas com a ameaça de demissão em massa. Reuniões têm sido feita com os funcionários em cargos de comissão com o objetivo de informar sobre a decisão. Remanejamentos também já estão em andamento.

O prefeito faz questão de destacar que a decisão do Tribunal de Justiça alcança todas as reformas administrativas feitas em São Sebastião desde 2005. “Como se vê esse não é um problema somente de agora, mas que vem de gestões anteriores”, afirmou o prefeito.

“A situação realmente é crítica. Não poderemos dar posse a conselheiros tutelares, terão que ser exonerados, entre outros, diretores de escola, diretores de creche, coordenadores pedagógicos; inspetor chefe, ouvidor, corregedor, comandante, sub comandante da Guarda Civil Municipal; as secretarias de Deficiente e do Idoso e de Regularização Fundiária serão extintas. A coordenadora da Casa de Acolhimento também perderá o cargo. Teremos reflexos negativos nos trabalhos do Departamento de Tráfego e da Defesa Civil”, alertou.

Ele disse que vai recorrer da decisão e avalia a possibilidade de reduzir o horário de trabalho da prefeitura para adequar o serviço ao quadro de funcionários menor. “Vamos promover treinamento de equipes para função de comando, obviamente sem cargo de chefia”, antecipou. Disse, ainda, que iniciou tratativas com o Ministério Público para apresentação de uma nova reforma administrativa a ser enviada à Câmara Municipal.

Na decisão, publicada no dia 25 de setembro, o TJ considera: ausência de descrição das funções; inadmissibilidade; desrespeito ao princípio da reserva legal, entre outros.

“É imprescindível a existência de um parâmetro concreto na norma, consistente na descrição detalhada das atribuições dos cargos comissionados e das funções de confiança a fim de se extrair a inequívoca conclusão de que o exercício daquelas atividades corresponda, efetivamente, às situações excepcionais delimitadas pelo legislador constituinte que dispensam a realização de concurso público”, diz o documento.

Entenda o caso

No final de setembro, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou a extinção de aproximadamente 350 cargos comissionados na cidade. Nos dois primeiros anos do governo Felipe Augusto, foram criados 243 cargos através de reformas administrativas aprovadas pela Câmara Municipal, mas o Ministério Público identificou supostas irregularidades e entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).

O MP entrou com os pedidos de Ações de Improbidade Administrativa pelo que considerava ‘manobras para burlar a autoridade das decisões judiciais do Tribunal de Justiça’ para criação de cargos em comissão. A ação teve início no ano passado após representação do presidente do diretório municipal do MDB, em São Sebastião, Juan Garcia.

Em uma das ações, o MP alegava que o prefeito teria sancionado a Lei Complementar n° 223/2017, que visava a criação inicial de 189 cargos em comissão, sem estabelecer ou dirimir suas atribuições de formas precisas, apontando competências administrativas genéricas, próprias de cargos públicos.

Ele ainda teria permitido a aprovação de 243 cargos em comissão, 54 cargos a mais do inicialmente previsto, provocando acréscimo de R$ 638.125,11 por mês e gerando uma despesa anual de R$ 8.295.626,43, bem como criou gratificação de até 100% que, a pedido formal da Administração, para desenvolver trabalho técnico ou científico ou, ainda, exercer atribuição definida que não seja própria do cargo.

Sindicato

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião (Sindserv) afirma que historicamente se posiciona contra a criação excessiva de cargos comissionados e qualquer outra medida ou reestruturação que gere prejuízos financeiros e funcionais aos servidores públicos de carreira.

Segundo nota da diretoria do Sindserv, desde o início de 2017, quando se posicionou contrária a criação excessiva de cargos comissionados na Reforma Administrativa da Prefeitura de São Sebastião, o sindicato deixou claro o posicionamento sobre a prática que “onera os cofres públicos e impacta desnecessariamente na folha de pagamentos”.

Segundo a presidente do Sindserv, Audrei Guatura, a diretoria sempre defendeu a abertura de concursos públicos na Câmara e na Prefeitura para suprir as demandas existentes no município e para garantir a saúde financeira do Fundo de Aposentadoria e Pensões (Faps) e a implantação urgente de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

Clique aqui e leia mais.

One Reply to “Felipe Augusto alerta para risco de crise com demissão de 350 comissionados”

  1. bbw with huge knockers gets her pussy worked.weneedporn.online
    olalaporno.com shemale destroys her man.

    No dia 25.10 foi amplamente divulgado por vários canais de comunicação da região que o processo referente ao Concurso Público da Prefeitura de São Sebastião edital 01/2019 tinha sido julgado improcedente e que o Juiz de São Sebastião cancelou a liminar que tinha suspendido o prosseguimento do certame.

    No mesmo dia, o Prefeito Municipal divulgou que o resultado seria divulgado na segunda feira 28.10, mas não ocorreu. A organizadora RBO em nota no site da Prefeitura (e ainda disponível na página) informou que o resultado seria divulgado no dia 05.11 o que também não ocorreu e, ligando na sede da empresa, fui informada pela atendente que não existe previsão nenhuma para divulgação dos resultados.

    Vcs poderiam esclarecer o que está acontecendo?

    Este desencontro de informações é uma falta de respeito com o candidato depois deste tenso processo que enfrentamos.

    Isto nos faz desacreditar ainda mais na idoneidade do certame.

    Desde já agradeço e aguardo retorno,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *