Pescadores organizam nova manifestação para 7 de setembro

Pescadores artesanais e comunidades tradicionais de Ubatuba organizam mais uma manifestação no Saco da Ribeira para o dia 7 de setembro, feriado da Independência. A primeira foi no dia 27 de julho.

Segundo uma das representantes dos pescadores, Ana Flávia Sallai, as negociações com a prefeitura estão caminhando, porém, os problemas mais críticos que a categoria enfrenta são de responsabilidade do Estado e do Governo Federal, por isso a manifestação é para chamar a atenção dessas instituições.

“São as leis federais que estão nos prejudicando. Elas são arcaicas, com mais de 30 anos. Os apetrechos evoluíram e a lei não. Precisamos da revogação de leis e normativas estaduais e federais”, enfatiza.

A representante fala ainda do fato da lei de políticas ambientais ser muito restritiva e os pescadores acabam tendo seu material de trabalho apreendido. “É preciso orientar e ensinar pescadores e a Polícia Ambiental deve cumprir a lei de advertir e notificar antes de apreender”.

O local foi escolhido por ser ponto de partida de lanchas, escunas e veleiros para pescarias e passeios pelas ilhas Anchieta, das Couves, do Prumirim e do Mar Virado, entre outras atrações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *