Especialistas da Escócia trazem novo modelo de sáude ao Litoral Norte

São Sebastião recebeu, na última terça-feira (3), especialistas da Escócia e representantes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para apresentar o projeto piloto “Transformando Juntos”, inserido no Programa Saúde em Ação, ligado ao Governo do Estado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O encontro reuniu representantes da saúde dos quatro municípios do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba), para analisar e discutir linhas de condução de cada cidade no projeto, que já vem sendo realizado desde novembro de 2018.

Na ação foram apresentados os avanços na construção de mais um dos empreendimentos do programa Saúde em Ação, o novo Hospital Regional do Litoral Norte, localizado em Caraguatatuba. O prédio de cinco andares tem investimento de aproximadamente R$ 200 milhões, e contará com mais de 200 leitos. Com previsão de entrega para o final do mês de outubro, o local também será responsável pelo atendimento integral dos pacientes dos quatro municípios, evitando assim a necessidade de transporta-los para outras cidades do Vale do Paraíba.

Referência mundial

Liderada pela doutora Anne Hendry, a equipe escocesa representa três entidades que são referências da saúde pública na Escócia: Fundação Internacional de Saúde Integrada (IFIC), a Universidade do Oeste da Escócia e o NHS, sistema de saúde público do país considerado referência mundial. A proposta do “Saúde em Ação” é adaptar esse modelo para a realidade do Estado de São Paulo e seus municípios, para ter os mesmos resultados positivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *