Pássaros silvestres em cativeiro são resgatados no Itatinga

Nove aves silvestres, algumas recém capturadas, foram apreendidas, nesta quarta-feira (3/7), em um cativeiro dentro de uma residência no bairro Itatinga, município de São Sebastião. Foi elaborado auto de infração ambiental contra o proprietário A.M.S., com multa no valor de R$ 4 mil.

A equipe da Polícia Militar Ambiental terrestre localizou uma ave da espécie galo de campina com anilha provavelmente adulterada e oito aves silvestres sem anilhas ou autorização de órgão competente, em estado bravio, característica de recém capturadas de seu habitat natural.

Os animais foram resgatados e, oito que estavam sem anilhas, foram soltos. A ave com suspeita de adulteração de anilha foi encaminhada para realização de laudo pericial do Ibama.

A Polícia Ambiental informa aos que almejam criar passeriformes silvestres da fauna brasileira devem, primeiramente, inscrever-se como pessoa física no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e/ou Utilizadora de Recursos Ambientais (CTF/APP), ou seja, a inscrição deve ser realizada por meio do sistema de cadastro do Ibama chamado Cadastro Técnico Federal (CTF).

Após obter a autorização do Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass), o criador fica responsável pela atualização do plantel de pássaros, para que não seja passivo de autuação e bloqueio do SisPass em possíveis fiscalizações ambientais.

Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone (12)3886-2200.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *