Bairro São Francisco recebe novo rancho de pesca

A Prefeitura de São Sebastião entregou o novo rancho de pesca do bairro São Francisco, região central da cidade, na manhã do último domingo (30). A cerimônia de reinauguração aconteceu após a tradicional Procissão Marítima, realizada pela Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em comemoração ao Dia de São Pedro, celebrado em 29 de junho.

Com as bênçãos do Frei João Pereira da Silva, a comunidade, os pescadores e representantes do poder público, comemoraram a reforma do espaço, que foi readequado para atender as necessidades da maior comunidade pesqueira do município.

Para o pescador Aurélio Aniceto o sentimento é de gratidão. “Eu só tenho a agradecer o prefeito pelo rancho e por todo o trabalho, inclusive pela construção dos banheiros públicos, que com certeza vão ajudar muito na questão do turismo aqui do bairro. Não tem explicação, nós só temos mesmo a agradecer por tudo”, disse.

O objetivo é preservar a cultura caiçara e valorizar os pescadores da cidade, que conta com sete ranchos municipais espalhados de Costa Norte a Sul. O rancho é o local que abriga todas as canoas, barcos, redes e demais instrumentos de pesca, necessários para dar continuidade à sobrevivência do pescador.

Segundo o prefeito Felipe Augusto, o bairro deve receber uma série de investimentos como a construção do novo píer, as obras de pavimentação e ainda a reestruturação da sede da Colônia de Pescadores Z-14. “Para mim é motivo de orgulho inaugurar um rancho de pesca, que simboliza a luta, a solidariedade e o trabalho do pescador. Sou filho desse bairro e dessa cidade, por isso, buscamos cada vez mais oferecer condições de profissionalizar e melhorar o trabalho dos profissionais da pesca”, destacou.

O rancho do São Francisco, construído há mais de 50 anos, é o quarto a ser reformado pelo Governo Municipal, antes disso, foram reinaugurados o Rancho dos Fortunatos, na Praia da Figueira; também dos Pararangas, no Porto Grande, ambos na região central, e o “Joaquina Peixoto de Oliveira”, na Enseada, Costa Norte do município, que precisou ser reconstruído após ser danificado pelo fogo em 2017.

Eles são padronizados com piso de concreto, esteio de madeira maciça, alvenaria de entorno de até 1 mentro com fechamento de madeira treliçada até o telhado, coberto com telha de cerâmica. Além dos ranchos municipais, ainda existem, ao longo da cidade, mais 22 ranchos particulares, construídos nos fundos das propriedades caiçaras e em faixa de marinha.

Ao final do evento, o prefeito de São Sebastião entregou as chaves do espaço ao pescador Milton de Jesus – um dos responsáveis pela guarda do local – e em seguida, juntamente com representantes da comunidade local, vereadores e secretários, descerrou a placa de inauguração do novo rancho de pesca do bairro São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *