Dersa informa possibilidade de paralisações na balsa para passagem de baleias

A Dersa, responsável pelo serviiço de travessias litorâneas, emitiu um alerta sobre a possibilidade de paralisações na operação entre São Sebastião e Ilhabela, devido a grande quantidade de baleias jubartes que estão migrando pelo Canal. Foram registrados pelo menos 16 animais neste fim de semana na região.

O projeto Baleia à Vista informou o avistamento de sete baleias passando entre a Ilha e São Sebastião, no último sábado (22), e emitiu um alerta via rádio para o comandante da balsa, que teria desviado o percurso para evitar a atingir as baleias.

O grupo alertou ainda para o risco de acidentes com embarcações. “Vamos precisar de um sistema de alertas e de intervenção rápida nesses casos, mas o mais importante é uma campanha de educação, treinamento e conscientização para que todos os navegantes respeitem sempre as regras de aproximação a baleias e golfinhos, que aliás sao baseados em Leis e Portarias Federais”, divulgou o grupo de ambientalistas.

Regras de avistamento

O artigo 24 da Estrutura Regimental do Ibama define algumas regras para prevenir e coibir o molestamento intencional de cetáceos encontrados em águas jurisdicionais brasileiras, de acordo com a Lei nº 7643, de 18 de dezembro de 1987.

Segundo a legislação, fica proibido que qualquer embarcação se aproxime com o motor engrenado a menos de 100 metros de distância do animal; perseguir, com motor ligado, qualquer baleia por mais de 30 (trinta) minutos, ainda que respeitadas as distâncias; interromper o curso de deslocamento de cetáceo; penetrar intencionalmente em grupos de cetáceos de qualquer espécie, dividindo-o ou dispersando-o; produzir ruídos excessivos, tais como música, percussão de qualquer tipo, ou outros, além daqueles gerados pela operação normal da embarcação, a menos de 300 metros; despejar qualquer tipo de detrito, substância ou material a menos de 500 metros.

Migração

A jubarte é uma espécie de baleia que migra todos os anos durante o inverno para águas tropicais mais quentes, onde possam acasalar e ter os filhotes. E o Litoral Norte é rota quase certeira para esses animais chegarem ao seu destino. No verão, a jubarte volta às águas polares em busca de alimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *