Sul de Ilhabela está isolado por deslizamento de encosta

A região sul de Ilhabela está totalmente isolada desde o início da manhã deste sábado (18) por conta de um deslizamento de encosta no bairro Piúva. Uma casa que fica acima também desmoronou com o acidente. Não havia ninguém na residência e não houve feridos. A pista está totalmente interditada nos dois sentidos.

A equipe do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e prefeitura estão trabalhando na desobstrução da via, mas não há previsão para liberação do tráfego no local. Segundo testemunhas, outra enconta se moveu com as chuvas e está  assustando os moradores no bairro Cabaraú, também no sul de Ilhabela.

A Defesa Civil informou que já havia alerta de risco no local e que agora outras casas foram interditadas por segurança. Ilhabela está em estado de alerta desde a quinta-feira (16) por conta das chuvas, que acumulam um índice pluviométrico de 309,7 mm, equivalente a um mês
inteiro. O Instituto Geológico (IG) do Estado foi acionado.

Segundo a Prefeitura de Ilhabela, as chuvas dos últimos dias deixaram cinco residências interditadas, dois desmoronamentos (sendo que a família da outra casa está na casa de parentes) e seis quedas de árvores, sendo três na rede primária de energia.

As equipes da prefeitura e Elektro seguem trabalhando para restabelecer a normalidade no município. Não há registros de vítimas, feridos ou acidentes marítimos. A Defesa Civil está
realizando transporte marítimo, em sua embarcação, aos moradores que necessitam seguir para região central do município. Diante do ocorrido, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sul da ilha, está aberta de prontidão para atender a população.

Na manhã da sexta-feira (17), a nova prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, reuniu-se com o secretariado para abordar a situação que o município se encontra. Foram definidas estratégias de controle de crise e problemas que podem vir a ser causados. As equipes permanecem de plantão para o atendimento das ocorrências e continuará realizando serviços necessários para restabelecer a normalidade em pontos afetados.

A prefeitura reitera que, em situações de emergência, seja acionada a Defesa Civil, que segue de plantão pelos telefones (12) 3896-2802 e 199.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *