O Educâmara – programa de recepção de grupos escolares, da Câmara de São Sebastião – foi selecionado para concorrer ao Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas. O programa está entre os três finalistas na categoria “Democracia”.
Serão premiados projetos em nove categorias, em cerimônia prevista para o dia 22 de novembro, na sede da OAB, em São Paulo
Lançado em maio do ano passado, o Educâmara é desenvolvido junto às escolas que agendam visitas à sede do Legislativo Municipal. Turmas da Guarda Mirim também já participaram do programa.
No roteiro, os alunos conhecem o prédio histórico e assistem à palestra sobre as funções dos três poderes. Os visitantes ainda têm a oportunidade de fazer perguntas ao vereador presente. Ao final da visita, os alunos participam de uma simulação de sessão, apresentando e discutindo reivindicações para a cidade.
O presidente da Câmara, Reinaldinho Moreira, autor do projeto que instituiu o Educâmara, destaca o reconhecimento do programa. “É gratificante ter o trabalho selecionado para concorrer a um prêmio”, comenta Reinaldinho. “Nossa idéia foi despertar o interesse dos alunos pela política, formando cidadãos conscientes do papel de seus representantes. Com o Educâmara temos alcançado esse objetivo”, acrescenta.
O Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas é realizado pelo Movimento Voto Consciente, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo, a Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas, e o Laboratório de Gestão Governamental.