Ilhabela lança campanha para doação de sangue animal

A Prefeitura de Ilhabela iniciou a Campanha para Doação de Sangue Animal (cães e gatos), no Centro de Referência Animal, na Barra Velha. O projeto tem como objetivo assegurar uma lista de doadores, caso algum animal acidentado, em cirurgia ou debilitado necessite de reposição sanguínea.

O processo de doação dura em média duas horas e meia sem a necessidade de sedar o doador, que deve ser um animal saudável, com vermifugação e vacinação em dia, além de não ter pulgas ou carrapatos. Gatos precisam ter de 2 a 6 anos de idade e pesar pelo menos 3 kg e cachorros de 2 a 6 anos e ter no mínimo 25 kg. Após a coleta é realizado um teste rápido de compatibilidade.

Existem cerca de 20 tipos sanguíneos de cachorros, sendo seis mais comuns, que cobrem 71% da população canina no Brasil. Hoje existem apenas dois doadores caninos na cidade.

“Estamos fazendo esta campanha devido a importância da captação. Na maioria das vezes, quando um animal precisa de transfusão, ele acaba morrendo devido à ausência de sangue. A falta de hábito, e as restrições de doadores, como também acontece com os humanos, dificulta ainda mais o estoque e a disponibilidade quando necessário. A ideia é mudar este paradigma e contamos com a participação de todos”, explica o secretário de Saúde, Marco Antônio Gênova.

O Centro de Referência Animal não fará estoque do material coletado, pois após ser retirado, ele tem validade de um mês e depois é descartado. Para evitar que isso aconteça, será criada uma lista de doadores. “Em casos de emergência vamos recorrer à lista de doadores, coletar e fazer a transfusão para o animal necessitado”, disse a veterinária, Olga Loureiro.

Os donos de animais que se encaixam nos requisitos para doação e desejam fazer uma boa ação em prol da vida de outros bichinhos, devem comparecer ao Centro de Referência Animal, que fica na Rua Joaquim Sampaio de Oliveira, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *