Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão em Caraguá

O encontro terá missa e a procissão marítima com as tradicionais embarcações enfeitadas, neste domingo (22)

Pescadores vão ao mar agradecer pela volta do camarão (Foto: Divulgação)



Após o período do defeso do camarão, a comunidade pesqueira de Caraguatatuba se prepara para o fim desta fase com mais uma tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”. O encontro de comemoração pela reprodução do crustáceo acontece neste domingo (22), às 10h, no entreposto de pesca da Praia do Camaroeiro, região central do município.

Com os barcos enfeitados com bandeirinhas e flores, os pescadores seguem em uma procissão marítima que percorre a orla das praias do Camaroeiro, Prainha e Martin de Sá, carregando as imagens de Nossa Senhora dos Navegantes e de São Pedro. Logo após a procissão, os pescadores retornam ao entreposto para participarem de uma missa e receberem a benção para partirem novamente ao mar em busca do camarão.


O evento precede o 19º Festival do Camarão, que neste ano será realizado entre os dias 13 e 17 de julho, na Praça do Caiçara, antiga Praça de Eventos, no Centro de Caraguá, e que, além da boa comida, oferece extensa programação artística e cultural gratuita.

A cerimônia conta com a participação da Banda Municipal Carlos Gomes e da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, do bairro Jardim Aruan. O evento é uma realização da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e do Governo Municipal em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro.


Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897.5661 ou pelo site www.fundacc.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *