Plantas são resgatadas para minimizar impacto na obra do Contorno

Cerca de 1,8 mil unidades botânicas foram doadas ao Parque Municipal Juqueriquerê, em Caraguá

Orquídeas e bromélias são resgatadas pelos trabalhadores da obra (Foto: Divulgação)



Cerca de 1.811 unidades de espécies botânicas foram resgatadas durantes as obras da Rodovia do Contorno. A Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A retirou as plantas da área construída para realocação na mata nativa regional. As espécies foram encaminhadas ao Parque Municipal Juqueriquerê, que está em fase de implantação em Caraguatatuba.


A ação faz parte do Programa de Conservação da Flora, que visa minimizar os possíveis impactos sobre a vegetação no entorno dos empreendimentos implantados pela Dersa, e pode também contribuir para pesquisa e conservação das espécies da flora local. As espécies foram retiradas nos lotes 1 e 2, localizados no próprio município, confome solicitação da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente. 


Segundo a Dersa, a doação das espécies auxilia no enriquecimento vegetal da área do futuro parque. Entre as plantas doadas, estão 982 bromélias e 269 orquídeas. 


A vegetação resgatada é levada aos viveiros de espera, localizados em cada um dos lotes do empreendimento, até que se definam seus destinos, como foi feito agora no caso do Parque Juqueriquerê. As espécies também são doadas a prefeituras, institutos de pesquisa e outros órgãos com interesses conservacionistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *