Sesc traz projeto com música, teatro, circo e dança para o Litoral Norte

Circuito Sesc de Artes chega acontece em Ubatuba, São Sebastião e Caraguá com programação gratuita

Banda Dona Zaíra é destaque do domingo em Caraguá (Foto: Divulgação)


O Litoral Norte receberá, neste fim de semana, o projeto “Circuito Sesc de Artes – Conectando Lugares”, que apresentará gratuitamente várias ações artísticas envolvendo plateias de todas as idades. O projeto estará em Ubatuba nesta sexta-feira (1°), São Sebastião no sábado (2) e em Caraguatatuba no domingo (3). 


A programação é gratuita e conta com atividades de diferentes linguagens artísticas, como música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura. O destaque é o show da banda Dona Zaíra, que participou do programa SuperStar da Rede Globo, e se apresenta nas três cidades.


Este ano o projeto percorre 114 cidades (seis a mais que em 2015) do interior, litoral, Capital e Grande São Paulo. Serão 67 trabalhos artísticos e um total de 807 apresentações e intervenções artísticas nos finais de semana (sextas, sábados e domingos), no período de 1 a 24 de abril, com a participação de 311 artistas.


A proposta do circuito é intervir no dia a dia de cidades que não possuem unidades do Sesc, democratizando o acesso à cultura e levando manifestações de diferentes linguagens. A ocupação de praças, parques e ruas reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.. O projeto do Sesc percorrerá 114 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, incluindo a capital, com uma programação cultural itinerante, totalizando 807 apresentações e intervenções e mais 600 horas de atividades, até o dia 24 de abril.


São Sebastião


Na cidade de São Sebastião, o projeto acotece entre 16h e 21h30 deste sábado (2) e o público poderá ver arte visual, cinema, literatura, circo, dança, teatro e música no calçadão da Secretaria de Cultura e Turisno (Sectur), na Rua da Praia, Centro Histórico da cidade. 


Caraguá


Caraguatatuba recebe o evento no domingo (3), das 16h às 21h, na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro. Em Caraguá, haverá atividades de literatura e artes visuais, exibições de curtas-metragens e espetáculos de dança, teatro e circo. As sinopses das atrações seguem abaixo.




Neste ano, a programação de Cinema, Artes Visuais e Literatura será realizada dentro do “Gabinete de Curiosidades e Habilidades”, inspirado nos traveling shows, antigos carros itinerantes que percorriam diversas cidades apresentando atrações artísticas e curiosidades. Um acervo de 80 livros ilustrados, um ateliê com diversas oficinas e uma seleção inédita de curtas-metragens de Georges Méliès estarão à disposição dentro de um gabinete durante as apresentações. O cenógrafo William Zarella é o criador do gabinete que vai passear pelo Estado de São Paulo durante o Circuito Sesc de Artes.



Confira as atrações:


Artes Visuais


“Postal Tipográfico” com a ONG Oficina Tipográfica (SP)


A ideia é produzir um pequeno postal tipográfico e aprender conceitos como tipos, formas, composição, leitura, grid e uso da cor, princípios básicos da tipografia clássica


Artistas: Patrícia Passos, Fernanda Sayuri, Gabriel Miranda e Alexandre Lopes.


Cinema


Cine Magia


Exibição de curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès


Literatura


“Palavra + Imagem” com o gRUPO êBA! (SP)


Acervo de livros ilustrados será oferecido por duplas de mediadores de leituras individuais e compartilhadas


Artistas: Amanda de Lima e Inayara Silva


Circo


“Em fim, à Mesa” com a Cia. Sôlta (FRA/BRA)


Sinopse: Em alguma época perdida entre os séculos XVIII e XIX, dois velhos nobres estão sentados à mesa. Mas a refeição não é mais tão farta como fora um dia. Pouco a pouco, um jantar escasso se transforma em um número de malabarismo que convida a plateia para um universo fantástico e cativante.


Duração: 10 min


Artistas: uma criação coletiva de Tom Prôneur e Alluana Ribeiro e criação musical de Tom Prôneur


Dança


“Nelson Triunfo – As Danças Urbanas do Soul ao Hip Hop” (SP)


Ícone da cultura black brasileira, Nelson vai comandar um baile como os de antigamente: ao som de muito hip hop, soul e funk e com direito a passinhos coreografados que serão ensinados para a plateia. A apresentação vai mostrar diversas variações dos estilos, como popping, locking, b.boy e waacking, com a participação de dançarinos.


O DJ Cleitão é quem vai cuidar das picapes de onde vão sair clássicas como Sex Machine, de James Brown, Let’s Get It On, de Marvin Gaye, e Mandamentos Black, de Gerson King Combo


Duração: 60 min.


Direção: Nelson Triunfo.


Artistas: Nelson Triunfo, DJ Cleitão, MC Jean B, Darlita, Dani Alves, Jack, Renan Moreira, Mr Jeff, Bboy HP


Teatro


“Vesperais nas Janelas – O Coração do Lugar” com o grupo Redimunho de Investigação Teatral (SP)


Sinopse: as experiências vividas pelo grupo em viagens pelos sertões do Brasil, principalmente o norte e o noroeste de Minas Gerais, terras de Guimarães Rosa, serviram como ponto de partida para a criação desta intervenção. Retomando o fio da narrativa popular, os atores apresentam causos e canções originais que nasceram a partir do contato com os povos sertanejo e ribeirinho. O espetáculo acompanha a trajetória de Arauto e sua trupe mambembe, que percorrem os “Brasis” oferecendo sua arte em troca de pouso e comida.


Duração: 60 min.


Direção: Rudifran Pompeu


Elenco: Edmilson Cordeiro, Giovanna Galdi, Luis Aranha, Rudifran Pompeu,  Keyth Pracanico, Vitor Rodrigues, Jandilson Vieira, Paulo Henrique Santana, Rafael Ferro, Ricardo Saldanha, Ana Luisa Aun e Carlos Mendes


Música


“Dona Zaíra” (SP)


A banda apresenta seu trabalho mais recente, ‘Antenas e Raízes’,  com base no forró, mas que também flerta com uma série de outros ritmos, como carimbó, cumbia, maracatu, catira e música eletrônica, rock, hip hop e jazz. Com mais de dez anos de estrada, os integrantes do grupo ousam com distorções no cavaquinho e efeitos na sanfona, além de se apresentarem trajando roupas de astronauta, que sintetizam a mistura da raiz com a contemporaneidade.


Componentes: Beibi (zabumba e vocal), André (sanfona), Diego (triângulo), Rafinha (cavaco), Matheus (contrabaixo) e Maicon (percussão e viola)



Serviço – Para conhecer mais sobre o projeto “Circuito Sesc de Artes” acesse o site: sescsp.org.br/circuitosescdeartes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *