Noite de autógrafos do livro “O poder da Dança Circular” é neste sábado (31)

Este é o segundo livro da psicóloga Deborah Dubner sobre o tema

Autora Deborah Dubner (Foto: Divulgação)



A psicóloga formada pela PUC-SP, pós-graduada na Unipaz-Campinas, e focalizadora de Danças Circulares desde 2009, Deborah Dubner estará em Caraguá, neste sábado (31), às 19h, para noite de autógrafos do livro “O poder da Dança Circular – terapêutico e integrativo”. O evento será na Livraria Mar de Letras, no Caraguá Praia Shopping, no Centro da Cidade.


De acordo com a autora, este é o segundo livro sobre o tema, sendo o primeiro lançado em 2014, com o nome de “Dançando a Vida – Jornada de aprendizagem nas rodas de Dança Circular Sagrada”. Deborah é criadora do portal www.dancacircular.com.br, lançado em 2012. 


A escritora mora em Itu/SP, é fã do litoral norte e está muito presente em Caraguatatuba, sempre que possível. “Acredito profundamente no poder curativo e transformador das Danças Circulares. Depois de vivenciar várias experiências neste campo e ouvir histórias de muitas pessoas, resolvi escrever este livro para que mais gente tenha a chance de conhecer e entender mais a fundo esta prática”, explica Deborah.


O livro reúne também 55 depoimentos de pessoas que contam suas histórias com as Danças Circulares. “Depois de ler, não tem como não querer pelo menos experimentar entrar em uma roda”, comenta a autora.  


Danças Circulares Sagradas
Deborah relata que o principal enfoque na Dança Circular não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência e cuidar de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória, além de entrar em contato com uma linguagem simbólica. 


A autora ressalta que as danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos. A atividade é recomendada para aliviar estresse e promove em poucos minutos de dança uma sensação de bem estar, alegria e relaxamento. Ao mesmo tempo em que pode ser vista apenas como uma atividade lúdica e de lazer, é também um exercício que traz profundidade e espiritualidade, gerando um sentimento de esperança e conexão.


O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes. De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, que no início da década de 80, chegaram ao Brasil e se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos.


O Caraguá Praia Shopping fica na Avenida Doutor Arthur Costa Filho, 937, Centro de Caraguatatuba. Mais informações pelo site www.dancacircular.com.br. O evento tem o apoio do Grupo Onduladança. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *