Cachaça caiçara é homenageada em evento gastronômico do Litoral Norte

Evento acontece entre 1° e 31 de outubro e tem show de Dudu Nobre, em Caraguá

Evento celebra cultura caiçara da produção de aguardente (Foto: Divulgação)



A cachaça, bebida referência do Brasil, será homenageada em um festival gastronômico que vai abranger 30 restaurantes em Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião. O 1° Festival Cultural Gastronômico Cachaça Gourmet e Café começa em Caraguá, começa em Caraguá, entre os dias 1º e 31 de outubro, e resgata a história da região com a apresentações de receitas e bebidas à base de cachaça. Haverá também shows musicais e degustação de várias marcas de cachaças, direto do produtor. O cantor Dudu Nobre é uma das principais atrações já confirmadas pelos organizadores.


No projeto, os 30 restaurantes participantes vão preparar para  um prato e um drinque à base de cachaça, que serão avaliados pelo público. Haverá também uma banca, formada por chefs de cozinha e técnicos, que vai eleger a melhor apresentação, melhor sabor e harmonização, melhor criatividade e melhor originalidade. O encontro será no Taller Gastronomia, no Caraguá Praia Shopping.

A cachaça tem uma história forte no Litoral Norte, que poucos sabem. A bebida era produzida pelos habitantes de Caraguatatuba, em meados do século XX, quando as grandes plantações de cana-de-açúcar na Fazenda dos Ingleses serviam para fabricação de aguardente em uma fábrica montada no Porto Novo. Eram duas marcas: Sítio Velho e Anhimbu, com produção estimada de um milhão de litros por ano. Além disso, na Fazenda Getuba, havia dois alambiques de destilar aguardente.


Projeto Cachaça Gourmet – Atua no desenvolvimento e valorização da cachaça de alambique e de toda a sua cadeia de valor, com ênfase na utilização do produto como ingrediente na gastronomia e na coquetelaria, bem como o consumo consciente de cachaças de alta qualidade. Teve início em Belo Horizonte (MG) há seis anos e está no Estado de São Paulo há dois anos. O Litoral Norte recebe o projeto em parceria com a Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *