Instituto Butantan emite alerta sobre envenenamento por bagres no Litoral Norte

O Instituto Butantan emitiu um alerta sobre os riscos de ferimentos e envenenamentos devido a presença de bagres mortos e debilitados no Litoral Norte, principalmente em Ubatuba. O peixe peçonhento é encontrado tanto em rios quanto no mar e possui três espinhos serrilhados, popularmente conhecidos como ferrões, que podem causar intoxicação mesmo quando o animal já está morto.

Desde o início do verão, diversos relatos de acidentes foram registrados na região. O aumento da temperatura do mar desde o fim do ano provocou o encalhe dos animais nas praias, mas o salto nos casos está sendo investigado pelas prefeituras e pela Cetesb.

A espécie é mais frequentes em praias próximas a rios, desembocaduras e áreas de mangue, que são locais de reprodução do bagre O contato com os ferrões ocorre, na maioria das vezes, quando banhistas pisam acidentalmente no peixe ao entrar em áreas rasas e de águas claras, ambiente onde o animal costuma permanecer. A liberação da peçonha é uma reação defensiva do bagre ao se sentir ameaçado.

O ferimento causa dor intensa, vermelhidão, sensação de queimação e inchaço no local atingido. Em alguns casos, o edema pode se espalhar para regiões próximas à ferroada.

A orientação é para que a população não toque nem tente retirar os bagres da água, estejam eles vivos ou mortos. Crianças devem ser mantidas afastadas e os banhistas precisam redobrar a atenção ao caminhar no mar.

Em caso de acidente, a recomendação é procurar atendimento médico o mais rápido possível. Se não houver acesso imediato a uma unidade de saúde, o local afetado deve ser lavado com água e sabão e submetido à aplicação de água quente, por meio de compressas ou imersão, como medida inicial para aliviar os sintomas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *