Uma operação conjunta realizada nesta sexta-feira (10) resultou na apreensão de mais de meia tonelada de cobre e no fechamento de ferros-velhos suspeitos de comercializar materiais furtados em Ilhabela. Duas pessoas, cujas identidades não foram divulgadas, foram detidas, acusadas de receptação dolosa qualificada.
A ação, batizada como ‘Desmanche Ilegal’, envolveu Polícia Civil, Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Municipal de Ilhabela. Os alvos foram três ferros-velhos da cidade, locais que, segundo as investigações, estariam atuando como receptadores do cobre furtado em diversos pontos da cidade.
Além do arsenal de cobre, os agentes apreenderam baterias de transmissão da Vivo, ligações da concessionária de energia Elektro, além de conexões da Sabesp. Ferramentas e outros objetos de valor também foram recolhidos para perícia.
Segundo os policiais, as investigações apontam para um esquema que tem gerado prejuízos milionários às concessionárias de água, energia e telecomunicações. Além de transtornos à população que é afetada pela queda nos serviços.
As autoridades reforçaram que a operação visa “dar um freio de arrumação” nos crimes contra o patrimônio em Ilhabela. A Polícia Civil abriu inquérito e informou que as investigações continuam para identificar a rede completa de criminosos envolvidos no furto e na venda do material.
“A colaboração da população é fundamental para o sucesso dessas ações. A sociedade não pode tolerar que estabelecimentos se transformem em ‘pontes’ para o crime organizado”, disse um porta-voz da segurança pública.
