No encerramento da Semana de Prevenção às Deficiências, promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, o geriatra e professor da Unitau, Márcio Adriano Taniguti, destacou os oito hábitos mais importantes para um envelhecimento saudável, baseados em estudos de regiões do mundo conhecidas pela longevidade de seus moradores.
De acordo com o palestrante, essas práticas podem contribuir para o não surgimento das síndromes geriátricas, que são sinais e sintomas habitualmente originados de enfermidades altamente comuns em idosos como hipertensão e diabetes tipo 2, perda de massa muscular, de equilíbrio, cognitiva, incontinência urinária, entre outros.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Oito segredos para um envelhecimento saudável
Em sua apresentação, Taniguti compartilhou as lições das chamadas ‘zonas azuis’ do planeta, áreas onde as pessoas vivem por mais tempo e com mais saúde. Entre os hábitos comuns, ele destacou:
- Mantenha-se em movimento: A prática regular de exercícios físicos, mesmo que simples, é fundamental para o corpo e a mente.
- Tenha um propósito de vida: A busca por um objetivo ou uma causa que inspire a pessoa a seguir em frente.
- Diminua o ritmo: Saber desacelerar e reduzir o estresse é crucial para o bem-estar.
- Regra dos 80%: Pare de comer antes de se sentir totalmente saciado, evitando excessos.
- Faça escolhas saudáveis: Priorize uma dieta equilibrada com frutas, legumes e proteínas.
- Cultive o sentimento de pertencimento: Mantenha laços sociais e se sinta parte de uma comunidade.
- Priorize a família: Fortaleça os laços com parentes e amigos, que são a base de apoio.
- Viva em comunidade: Mantenha as relações sociais, que ajudam a combater a solidão e o isolamento.
“Vocês que frequentam o Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso) estão no caminho certo. Aqui, há várias atividades que exercitam o corpo e a mente como hidroginástica, natação, pilates, alongamento, artesanato, também mantêm as relações sociais para um envelhecimento saudável. Dancem, cantem, bebam bastante água, tenham uma dieta e exercícios personalizados, tomem suplementos somente indicados por médicos ou nutricionistas”, afirmou o médico.
Dicas e cuidados
A fisioterapeuta Aline Ferreira e o educador físico Leandro Lopes, do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), também participaram do evento, dando dicas práticas e conduzindo uma aula de alongamento.
Eles reforçaram a importância de manter a massa muscular e o equilíbrio para prevenir quedas. Além disso, sugeriram algumas mudanças simples em casa, como evitar tapetes e usar sapatos adequados. Para finalizar, o médico recomendou dançar, cantar e beber bastante água, além de seguir dietas e exercícios personalizados com o auxílio de profissionais.
A secretária da Sepedi, Ivy Monteiro Malerba, agradeceu toda equipe da secretaria e do Ciapi, pela realização da Semana de Prevenção às Deficiências bem como os profissionais da Unitau que estiveram no encerramento repassando dicas e informações aos participantes.