Caraguatatuba promove semana sobre a prevenção de deficiências

A Prefeitura de Caraguatatuba promove, dos dias 25 a 29 de agosto, a ‘Semana Municipal de Prevenção às Deficiências’, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidados com a saúde e deficiências que podem ser evitadas. A programação conta com palestras, oficinas e atividades em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Com base no último censo realizado em 2022, o Brasil tem 14,4 milhões (7,3%) pessoas com deficiência (PcDs), que podem ser  física, auditiva, visual  intelectual, múltipla, psicossocial, transtorno do espectro autista, entre outras.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

A iniciativa do evento é da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), que busca alertar a comunidade sobre os fatores de risco que podem levar a deficiências. Estima-se que cerca de 70% dos casos poderiam ser prevenidos, com causas que incluem acidentes de trânsito, domésticos, doenças crônicas, doenças hereditárias e genéticas e até a falta de pré-natal em gestantes.

Evento para a população

Segundo a secretária da Sepedi, Ivy Malerba, o evento reforça o compromisso do município com a promoção da saúde e o estímulo à participação comunitária. “Queremos ressaltar que a prevenção das deficiências seja tratada não apenas como responsabilidade individual, mas como prioridade de política pública”, afirmou.

O evento começa na segunda-feira (25) com uma palestra sobre a importância do exercício para a prevenção de doenças cardiovasculares, com o cardiologista Renato Oliveira. Na sexta-feira (29), o geriatra Márcio Taniguti falará sobre como envelhecer com saúde.

Na quarta-feira (27), as Unidades Básicas de Saúde farão o ‘Dia P – Todos pela prevenção!’, com ações como avaliação de pés diabéticos, orientação sobre alimentação saudável, aferição de pressão arterial e glicemia, e palestras sobre a importância da vacinação.

A programação também inclui uma oficina sobre a prevenção de quedas, com um fisioterapeuta e um educador físico, além de um workshop para falar sobre a prevenção de acidentes de trânsito.

deficiências

Serviço: Semana Municipal de Prevenção às Deficiências
Segunda-feira (25) – Abertura Oficial da Semana de Prevenção às Deficiências 

Local: Salão do CIAPI 

9h – Palestra “Exercício Seguro como Prevenção e Tratamento nas Doenças Cardiovasculares e Crônicas” com o médico cardiologista, Renato Oliveira. Cardiologista (Aberto à comunidade)

10h30 – Palestra “O Papel do Exercício Físico na Prevenção de complicações secundárias em Pessoas com Deficiência” com Thiago Intrieri – profissional de Educação Física e equipe do Programa “Inclusão em Movimento”. (Aberto à comunidade)

19h – Formatura do Curso de LIBRAS da Sepedi – professor Alan Carlos Miranda (evento interno)

Local: Salão Sepedi

 

Terça-feira (26)

14h – Workshop com a Rede Protetiva “O papel da Identificação Precoce de Vítimas de Violência e a Ficha de Notificação- SINAN como prevenção” (evento interno), com Cláudia Cristina Pires, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e equipe.

Local: Salão Sepedi

 

Quarta-feira (27)

Local: Unidades Básicas de Saúde – DIA P – Todos pela prevenção! (Aberto à comunidade)

  • UBS Jetuba

Tema: Avaliação dos Pés Diabéticos

Público-alvo: Pacientes com acompanhamento contínuo para controle do Diabetes Mellitus

Equipe: Enfermeiras e auxiliares de enfermagem, com apoio médico se necessário.

Ação: Avaliação e orientações preventivas para cuidados com os pés.

  • UBS Casa Branca

Tema: Saúde Materno-Infantil – Importância da Vacinação

Local: Sala de espera – 8h

Palestrantes: Enfermeiras Janaína Guedes Guarizi Pires e Carina Coelho da Silva

Público-alvo: Mães aguardando consultas

Ação: Abordagem sobre vacinas, prevenção de doenças/deficiências e verificação das carteirinhas.

  • UBS Massaguaçu/Tabatinga

Tema: Alimentação Saudável

Local: Tenda em frente à UBS 

Ação: Orientações sobre alimentação saudável.

  • UBS Golfinhos

Ponto de aferição de pressão arterial – Padaria Golfinhos

Público-alvo: Pacientes hipertensos e diabéticos

Ação: Aferição de pressão arterial e glicemia

  • UBS Jaraguazinho

Local: Padaria Capital – 9h

Ação: Aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus e importância da imunização.

  • UBS Rio do Ouro

Local: Sala de espera

Ação: Aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus e importância da imunização. 

  • UBS Ademir Reis

Tema: Alimentação Saudável

Horário: 8h30

Ação: Roda de conversa com demonstração de alimentos saudáveis e não saudáveis

  • UBS Tinga 

Local: Sala de espera

Ação: Aferição de pressão arterial e glicemia.

Público-alvo: Pacientes hipertensos e diabéticos

  • UBS Sumaré 

Ponto de aferição de pressão arterial – Pizzaria Siciliana

Público-alvo: Pacientes hipertensos e diabéticos

 

Quinta-feira (28)

13h30 – Programa Trânsito Legal e a Prevenção de Acidentes: Educação para um Futuro Seguro! (Evento interno)

Local: EMEFEBS Ricardo Luques

 

Sexta-feira (29)

9h – Palestra: “Envelhecer com Saúde: Prevenção de Deficiências e Manutenção da Autonomia” com o médico Márcio Taniguti – Geriatra (Aberto à comunidade)

10h30 – Oficina de Prevenção de Quedas com a Fisioterapeuta Aline Ferreira e Educador Físico Leandro Lopes e Testes Rápidos de Saúde com Universidade de Taubaté (Unitau). (Aberto à comunidade)

Local: Salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), Avenida Jorge Burihan, nº 30, bairro Jardim Jaqueira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *