A Prefeitura de Ilhabela promoveu uma ação de conscientização diferente para chamar a atenção de motoristas que estacionam irregularmente em vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD). No lugar de carros, cadeiras de rodas foram ‘estacionadas’ nas vagas, em uma intervenção que buscou a reflexão da população.
A iniciativa, chamada ‘Só 5 minutinhos?’, ocorreu na última semana, no bairro Perequê. A ideia foi destacar a quem o espaço realmente pertence, já que o desrespeito às vagas exclusivas é uma das infrações de trânsito mais comuns, apesar de ser proibido por lei desde 2008.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
A campanha não teve foco em fiscalizar ou multar, mas sim em provocar uma mudança de comportamento na sociedade.
Além da intervenção visual, as equipes da prefeitura abordaram motoristas e pedestres, distribuindo cerca de 800 folhetos com mensagens sobre a importância do respeito à acessibilidade.
As vagas para PcD são estrategicamente posicionadas em locais de fácil acesso a serviços essenciais, como bancos e hospitais. A moradora Kátia Kornetoff, que tem um marido cadeirante, relatou a frustração de sempre encontrar as vagas ocupadas. “A vaga é para estar disponível e para quem precisa”, disse ela.
A ação foi uma parceria entre a Prefeitura, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e outras secretarias e entidades, como a APAE de Ilhabela. No mesmo dia, a cidade sediou um debate no Auditório do Paço Municipal sobre a construção de políticas públicas mais inclusivas.