Moradores de Maresias, em São Sebastião, denunciaram problemas com o abastecimento de água realizado pela Sabesp na região. As reclamações incluem a interrupção no fornecimento por até oito horas diárias, muitas vezes sem aviso prévio, o que dificulta o dia a dia da população.
A falta de água tem impactado a realização de tarefas básicas como tomar banho e cozinhar. Os moradores contam que situação é ainda mais crítica para aqueles que não possuem caixa d’água, dependendo exclusivamente do fornecimento da Sabesp.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
“É um problema recorrente, mas que tem se agravado. Eles não avisam quando vão desligar a água, a gente é pego de surpresa”, desabafa uma moradora, que preferiu não se identificar. “Ontem, por exemplo, cheguei do trabalho, fiz o jantar e, na hora de tomar banho, às 8 da noite, a água já tinha acabado”, diz uma moradora que não quis se identificar.
“Maresias sempre teve problema com água, independente de obras de saneamento. Chove, falta água; bomba queima, falta água; faz sol, falta água; faz manutenção, falta água. Sempre tem uma desculpa”, completa ela.
Além da falta de água, os moradores também criticam a dificuldade de informação e o atendimento da Sabesp. Muitos relatam que nem sempre obtém respostas e soluções para os problemas. “A sensação é de que os contatos não surtem efeito, estamos cansados de reclamar sem que a situação melhore”, pontuou outro morador.
Pessoas também relatam que a cada interrupção, a Sabesp apresenta uma nova justificativa, incluindo problemas com a pressão da água, a qualidade da água, manutenções e até mesmo obras na rodovia e na avenida.
“Agora é porque é emergencial. Espera aí, emergencial porque se abriu a rodovia, fez os piquetes? Não é emergencial, sabia o que poderia acontecer? Então tem que se organizar e fazer num horário que não vai atrapalhar”, desabafa um morador, questionando o planejamento da empresa.
Sabesp se pronuncia sobre o abastecimento
Em nota, a Sabesp informou que está realizando uma manutenção emergencial na rede de distribuição em Maresias e que a previsão é normalizar o abastecimento até o final da tarde. A empresa recomenda que os moradores utilizem água de forma consciente. Segundo o comunicado, “Os imóveis residenciais que possuem caixa-d’água com capacidade para no mínimo 24 horas de consumo, como determina o Decreto Estadual 12.342/78, devem sentir menos os efeitos no abastecimento”.
A empresa ressalta também que a abertura de protocolos auxilia na identificação dos problemas e no estabelecimento de prazos para solução. Além disso, com os protocolos abertos, as agências reguladoras da Sabesp podem entrar em ação.
A Sabesp orienta os clientes a entrarem em contato com a empresa por meio dos canais de atendimento (0800 055 0195, WhatsApp 11 3388 8000 e Agência Virtual no site aqui para registrar suas reclamações.