A Polícia Federal deflagou, na manhã desta terça-feira (12), a Operação Caffeine Break, em Caraguatatuba. A ação investiga esquema milionário de desvio de produtos químicos usados para fabricar drogas. A organização criminosa teria movimentado cerca de 550 toneladas de cafeína para o tráfico na região.
Os agentes cumpriram cinco mandados judiciais no bairro Massaguaçu — incluindo duas prisões temporárias e quatro de busca. Foram apreendidas duas armas de fogo, dois celulares e nove veículos com possíveis envolvimento nos crimes.
Ao todo, a ação contou com 210 policiais federais, cumprindo 20 mandados de prisão temporária e 51 mandados de busca e apreensão em 13 cidades de São Paulo e no Rio de Janeiro.
Segundo a PF, a suspeita surgiu da movimentação de uma empresa sediada em São José dos Campos, voltada para produção e comércio de suplementos alimentícios e energéticos à base de cafeína, que registrou compras irregulares de grandes quantidades de produto controlado. Um dos sócios, que já havia sido preso em 2010 pelo mesmo crime, teria voltado a agir com um esquema mais complexo, envolvendo químicos, farmacêuticos, despachantes e advogados.
A investigação aponta ainda que Caraguatatuba fazia parte da rota do tráfico, que incluía também as cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Tietê, Cerquilho, Diadema, São Caetano do Sul e Santos, além da capital fluminense.
0 Replies to “Caraguatatuba: PF desmonta esquema que desviou 550 toneladas de cafeína para o tráfico”