Um pavão-azul macho, que estava em situação de risco, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, no fim da noite desta terça-feira (8), em Caraguatatuba. O animal estava sobre o telhado de uma residência no bairro Jaraguá quando a equipe foi acionada por volta das 23h40.
Chegando ao endereço, na avenida Carlos Roberto Magalhães, a espécie silvestre foi retirada com técnicas específicas. O pavão foi encaminhado para Estação de Bombeiros de Caraguatatuba, onde recebeu cuidados médicos e deve permanecer até seu destino ser definido pela Polícia Ambiental.
Pavão-azul
De origem asiática, as aves são florestais e passam o dia no chão e à noite se empoleiram em arvores. No solo, fazem também seus ninhos e é onde as fêmeas passam a fase de criação dos filhotes. Os pavões são onívoros e comem muitas plantas, pétalas de flores, sementes, insetos e outros artrópodes, pequenos répteis e anfíbios. Os machos são conhecidos por seus cantos penetrantes e sua plumagem colorida. A espécie tem importante significado dentro do hinduísmo e diversas simbologias sagradas na mitologia indiana.
O Corpo de Bombeiros alerta que a espécie é silvestre e precisa de licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para qualquer tipo de criação.
One Reply to “Caraguatatuba: Bombeiros resgatam pavão-azul em situação de risco”