Crime eleitoral: São Sebastião tem ligação fake contra candidato Reinaldinho

O domingo de eleição municipal em São Sebastião foi marcado por uma fake News. Ainda no período da manhã, milhares de pessoas receberam ligações de diversos números (Spam), onde a voz de um homem dizia que Reinaldinho Moreira (Republicanos) estava com sua candidatura indeferida e pedia apoio ao Dr. Nil (Solidariedade).

Imediatamente, Reinaldinho Moreira e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, publicaram vídeos nas redes sociais para esclarecer à população sobre a fake news e um possível crime eleitoral que estaria correndo no município.

De acordo com as autoridades, ligações telefônicas automatizadas e disparos de mensagens de SMS e WhatsApp foram realizadas com o objetivo de espalhar a falsa informação de que a candidatura de Reinaldinho, pelo Republicanos, foi impugnada.

Número de telefone usado para fake news
Número de telefone usado para fake news

Os dois foram enfáticos ao desmentir os boatos, afirmando que o vice-prefeito segue apto à disputa e que a candidatura está dentro da legalidade. Segundo pesquisas recentes, Reinaldinho aparece em primeiro lugar na corrida eleitoral, o que reforça a gravidade das tentativas de manipulação de informações neste momento crucial.

Felipe Augusto destacou que “hoje, estamos testemunhando um crime eleitoral. Ligações telefônicas por robôs e mensagens de SMS e WhatsApp estão circulando na cidade, alegando que a candidatura de Reinaldinho foi impugnada. Isso não existe, não acreditem. Exerçam o direito à democracia. Votem em paz e com consciência”.

Já Reinaldinho lamentou as táticas de desinformação, ressaltando que esse tipo de prática representa a velha política. “Infelizmente, os modus operandi não mudam. É a velha política de práticas de maldades, disseminação de fake news, sujeira na cidade na calada da noite. Essas pessoas acreditam que conseguem enganar a população. A nossa resposta será dada na urna”.

As fakes news, especialmente em períodos eleitorais, são uma forma de manipulação que visa desinformar o público e influenciar o resultado das eleições. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem atuado de forma incisiva no combate à disseminação de notícias falsas, consideradas crime eleitoral quando usadas para interferir na integridade do processo democrático. A prática envolve, entre outros crimes, a tentativa de desqualificar ou difamar candidatos por meio de boatos, gerando confusão no eleitorado.

As autoridades locais estão em alerta e recomendam que a população verifique a veracidade das informações antes de compartilhar ou acreditar em conteúdos duvidosos, ressaltando que denúncias de crimes eleitorais podem ser feitas diretamente ao Ministério Público Eleitoral ou às autoridades competentes.

Dr. Nil também é vítima

Após o início dos telefonemas, Dr. Nil publicou uma mensagem, também nas redes sociais, onde afirma ser vítima de crime eleitoral. “Quero informar que sou vítima de um crime eleitoral em que pessoas, falsamente, afirmam que a candidatura do Reinaldinho foi impugnada, pedindo votos para mim. Isso é uma mentira. Assim que fiquei sabendo, fui à Polícia Federal e registrei um boletim de ocorrência. Eu nunca autorizei nenhuma dessas mensagens. Minha campanha sempre foi baseada na ética e no respeito à democracia. Peço que todos fiquem atentos a essas fake news. Conto com vocês pela verdade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *