O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) realizou sua primeira cirurgia de revascularização do miocárdio sem circulação extracorpórea (CEC). O paciente tem 74 anos, é morador da região, e foi operado com sucesso no início de agosto.
O procedimento, inédito na região, é feito com o coração batendo e permite tratar a artéria coronária obstruída sem a necessidade de manipulação da aorta. A técnica permite que pacientes sejam submetidos ao tratamento cirúrgico, com redução dos riscos e complicações, como acidente vascular cerebral e lesões graves na artéria aorta.
De acordo com o diretor técnico do HRLN, Dr. Daniel Drumond, esse avanço é significativo no tratamento de doenças cardíacas, oferecendo uma abordagem segura e eficaz, com baixa morbidade e mortalidade. É uma alternativa cirúrgica para os pacientes que não poderiam ser submetidos à técnica convencional.
A nova técnica vem reunir-se a uma gama de procedimentos de alta complexidade já oferecidos pelo HRLN, como cirurgia cardiovascular, neurocirurgia, cirurgias e procedimentos oncológicos e ortopédicos, entre outros.
O HRLN é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG).