A tradicional festa de São Pedro Pescador chega à sua 101ª edição com a celebração da cultura e da fé caiçara em Ubatuba. O evento, que tem início nesta quinta-feira (27), traz uma programação que prestigia os artistas locais, com mais de 10 atrações musicais, manifestações culturais da cidade (caiçara, quilombola e indígena) e gastronomia local, atraindo moradores e turistas para um mergulho nas raízes culturais da região.
No primeiro dia, o evento combina fé, cultura, conhecimento sobre pesca artesanal e muita diversão. As atividades começam às 14h com uma roda de conversa sobre Automonitoramento da Rede Boieira, voltada para a pesca artesanal. Este momento de diálogo se estenderá até às 18h, promovendo o conhecimento e a troca de experiências entre os pescadores.
Às 18h, tem início a Procissão do Mastro de São Pedro, com saída da Paróquia Exaltação da Santa Cruz. Em paralelo, ocorrerá a Procissão de Canoas Caiçaras, que mantém viva a devoção dos pescadores. E na sequência, às 19h, as procissões se encontram e o Mastro de São Pedro será abençoado em uma cerimônia carregada de simbolismo e fé.
A programação cultural do dia também inclui a apresentação do Coro da Lira Infantojuvenil e Adulto, às 19h30, seguido pela abertura oficial da festa com a participação do grupo FreeSom, ambos da Associação Lira Padre Anchieta. Já às 20h30, o concurso Rainha dos Pescadores trará à tona a beleza e a representatividade das mulheres caiçaras.
A noite ainda será embalada por shows musicais, começando com Pizeiro dos Meninos às 22h e encerrando com Luara e as Comadres às 23h30, garantindo muita animação para todos os presentes.
Clique aqui e confira a programação completa da Festa de São Pedro 2024.
Leilão de remos
Um dos destaques da festa é o leilão de remos caiçaras, marcado para sexta-feira (28), às 20h30, na Praça de Eventos. São 12 exemplares decorados, transformados em verdadeiras obras de arte, confeccionadas por membros do Grupo Setorial de Artes Plásticas e Visuais da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e também artistas locais convidados.
Com uma proposta de mesclar tradição e arte contemporânea, os remos — símbolos da cultura caiçara — ganharam novas cores e significados nas mãos dos artistas. Cada unidade, feita de madeira e com dimensões de 105,0 x 15,5 cm, será apresentado ao público já no primeiro dia da Festa, durante o concurso Rainha dos Pescadores. Na ocasião, as candidatas irão desfilar carregando os remos, dando a oportunidade de moradores e turistas verem de perto as obras.
Neste ano, contribuíram com suas obras para o leilão os seguintes artistas: Anderson Antunes de Moraes Coutinho, Anderson Manoel da Silva, Ana Lygia Alves Bedoya, Bianca de Oliveira da Motta, Cássio Leitão Camarero, Cristiano Vieira Mendes, Fernando Bretta, Jeferson Guedes de Souza, José Mario Amaral, Marina Ribeiro Stock Weight, Mônica F. de Moraes Siqueira, Wladimir Ferreira da Silva.