Um lobo-marinho foi resgatado pela equipe do Instituo Argonauta, próximo a balsa, em Ilhabela, na tarde deste domingo (26). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o animal passando por diversas praias do arquipélago. Um grupo de pessoas apelidou o bichinho de César Cielo, campeão olímpico de natação, devido seu desempenho no mar.
Chegando ao local, a equipe do Argounauta afastou os turistas que se aglomeraram e retirou o lobo-marinho das pedras com equipamentos específicos. Ele foi levado para a base veterinária para receber cuidados e ser devolvido à natureza.
A espécie é um mamífero marinho, tem uma forma modelada para o meio aquático, com o corpo é uniforme e quatro membros transformados em barbatanas. Vive no extremo sul do continente e, nessa época do ano migra para o norte em busca de águas mais quentes. O aparecimento no litoral é cpmu, pois o animal costuma parar nas praias para descansar ao longo do caminho.
Veterinários lembram que não se deve tocare em nunhuma espécie marinha para garantir a segurança das duas partes. O idela é manter a distância mínica de cinco metros e acionar as entidades competentes para o resgate.
Os machos podem alcançar 1,95 m de comprimento, e pesar em torno de 165 Kg, enquanto as fêmeas atingem 1,45 m de comprimento e pesam em média 165 kg. O lobo-marinho alimenta-se principalmente de peixe e crustáceos.