Duas estações meteorológicas instaladas em áreas cedidas pela Sabesp vão avaliar eventos climáticos no Litoral Norte e ajudar na prevenção de incidentes graves e até catástrofes.
Um dos dispositivos está na Estação de Tratamento de Água (ETA) Maresias, em São Sebastião, local de importância ambiental e turística. O outro fica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Massaguaçu, em Caraguatatuba, também estratégico por estar próximo da divisa com Ubatuba.
Os equipamentos são da Fundag (Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e que atua junto aos órgãos do Estado e à Defesa Civil Estadual. Ambas já estão em operação desde o final de outubro.
“Nossas estações de tratamento estão localizadas em áreas que se mostraram estratégicas para contribuir com o monitoramento das condições climáticas no Litoral Norte. A parceria com a Fundag vai ajudar a preservar meio ambiente e a prevenir riscos à população”, explicou o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Cesar Bueno.