Pescadores são multados por capturar raia em risco de extinção

Uma raia em risco de extinção morreu por ficar presa em rede de arrasto em Ubatuba. Ela foi encontrada dentro de uma embarcação pesqueira, no último sábado (19), pela Polícia Ambiental Marítima durante fiscalização na região do Litoral Norte. Outro barco foi apreendido em Caraguatatuba, mas desta vez por não ter licença.

A raia em Ubatuba

raiaOs pescadores que capturaram a raia faziam pesca de arrasto de camarão sete-barbas na baía da Fortaleza, próximo à praia do Lázaro quando fora flagrados. Durante a fiscalização, a equipe encontrou a bordo o exemplar de Raia-Viola “rhinobatos percellens”, pesando dois quilos. Os policiais apreenderam o barco, as redes, assim como os demais petrechos de pesca.

Finalmente, o responsável recebeu, por se tratar de um crime ambiental, um Auto de Infração Ambiental por pescar espécime que deveria ser preservado, no valor de R$ 2.080. Posteriormente, a equipe doou o pescado ao Instituto Oceanográfico de Ubatuba.

Sem licença

raiaJá em Caraguatatuba, a equipe abordou uma embarcação pesqueira, também de arrasto de camarão sete-barbas, próximo à praia Brava, em Caraguatatuba. O barco porém, não tinha licença de pesca, o que contraria a legislação vigente. Foram encontrados dez quilos de camarão sete-barbas e doados ao Banco de Alimentos da Prefeitura.

O responsável recebeu uma multa no valor de R$ 1.200 e  Auto de Infração Ambiental por exercer a pesca sem autorização do órgão ambiental competente. A fiscalização apreendeu o barco, redes e demais petrechos de pesca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *