Uma embarcação em situação irregular foi apreendida na tarde desta terça-feira (27) e multada em R$ 12,8 mil, em Ubatuba. Os policiais apreenderam ainda 50 quilos de camarão Rosa e 40 de peixes diversos, que foram doados a instituição beneficente região.
Os quatro pescadores a bordo realizavam a prática de arrasto, sem o Dispositivo de Exclusão de Tartaruga (TED – Turtle Excluder Device), que é obrigatório nas embarcações acima de 11 metros de comprimento. Sem o aparelho, quando o animal fica preso na rede morre afogado, já que não consegue emergir para respirar.
A apreensão foi feita durante patrulhamento de rotina dentro da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte (APA-LN) pela Companhia de Policiamento Ambiental Marítimo do 3° Batalhão de Polícia Ambiental do Estado de São Paulo (Ciamar).
No dia 17 de novembro a mesma infração foi constatada no interior da APA. Na ocasião dois pescadores foram autuados em R$ 21,2 mil e 160 quilos de camarão Rosa e 70 quilos de peixes foram apreendidoa e doados a instituição beneficente.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3842-0123.