Fundador do PT morre afogado em Ubatuba aos 81 anos

O professor universitário, pesquisador e cientista político José Álvaro Moisés, de 81 anos, morreu afogado na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, no fim da tarde desta sexta-feira (13). Ele foi um dos fundadores do Partido do Trabalhadores (PT) na década de 1980, mas estava afastado da política desde os anos 1990.

Segundo informações do Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar), a vítima foi localizada por banhistas, já inconsciente, na faixa de areia. O guarda-vidas local foi chamado por volta das 17h40 e solicitou reforço do Samu. A equipe médica de resgate chegou a fazer manobras de reanimação cardiovasculares, mas Álvaro não resistiu e teve o óbito registrado no local.

O corpo foi encaminhado aos serviços funerários para aguardar a chegada dos familiares.

Trajetória

Reconhecido por sua atuação acadêmica nas áreas de democracia, cultura política, instituições e comportamento eleitoral, Álvaro era professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP). Também esteve vinculado ao Instituto de Estudos Avançados da universidade, consolidando-se como uma das vozes mais respeitadas na análise da qualidade da democracia no Brasil.

Com formação em Ciências Sociais pela USP, mestrado na University of Essex, no Reino Unido, e doutorado em Ciência Política, construiu uma trajetória marcada por pesquisa, produção de livros e artigos acadêmicos, além de participação frequente no debate público como analista político.

Apesar da participação no processo de formação do PT, mas deixou o partido e seguiu carreira predominantemente acadêmica e institucional. Ao longo de sua trajetória, também ocupou funções  no Ministério da Cultura durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *