Cadela idosa é salva após ficar presa 3 horas em fenda de cachoeira na Barra do Una

Uma cachorrinha de idade avançada foi salva pelo Corpo de Bombeiros após ser arrastada pela correnteza e ficar presa sob as rochas da Cachoeira dos Poções, em Barra do Una, São Sebastião. Ela é conhecida na comunidade como Pretinha e ficou mais de três horas na água fria dentro do buraco.

O incidente ocorreu por volta das 10h30 desta sexta-feira (16). O animal, que foi adotado pela moradora local Rosana de Moraes Garnie, havia sido tragado pela força das águas.

A esperança de encontrar a cadela com vida surgiu após a avaliação de Mario Gáloia, amigo da tutora, que identificou a possibilidade de haver um bolsão de ar no local onde o animal desapareceu.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

O local onde Pretinha estava presa era acessível apenas por uma fenda estreita de 30 centímetros, bloqueada por uma coluna d’água de meio metro. Diante do risco iminente de afogamento e da dificuldade de acesso, a equipe dos bombeiros montou uma barreira de contenção humana para desviar o fluxo da correnteza e reduzir a força da água.

Sem contato visual direto com o animal, os socorristas trabalharam tateando o local com o auxílio de um cambão. Após inúmeras tentativas frustradas, a equipe conseguiu finalmente laçar a cadela e trazê-la de volta à superfície em segurança.

Imediatamente após ser retirada da fenda, Pretinha recebeu os primeiros socorros para controle de hipotermia, sendo seca e envolta em uma manta térmica aluminizada.

A cadela foi entregue à tutora e encaminhada a uma clínica veterinária para tratamento e recuperação completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *