A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta crítico nesta quinta-feira (6) para a formação de fortes tempestades que atingirão o estado entre a sexta-feira (7) e o sábado (8). Nos municípios do Litoral Norte a previsão é que os ventos cheguem a 115 km/h.
Esta velocidade é a maior projetada para o estado e pode causar danos significativos, como quedas de árvores de grande porte, destelhamentos generalizados e interrupção no fornecimento de energia elétrica.
O motivo do mau tempo é a atuação de um ciclone extratropical na costa da Região Sudeste, que, em combinação com uma frente fria e calor pré-frontal, cria condições para tempo extremamente severo.
Com a união de calor pré-frontal, avanço de frente fria e circulação do ciclone extratropical, há condições para tempestades severas, com destaque para granizo isolado, raios frequentes e rajadas de vento extremas, além de microexplosões (downbursts) pontuais.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Além disso, os meteorologistas alertam para a possibilidade de ocorrência de microexplosões (downbursts) pontuais, fenômenos que geram mais ventos em áreas localizadas.
Embora a intensidade do vento seja o principal destaque, as chuvas também serão um fator de risco, especialmente nas áreas de encosta, com acumulados de nível médio. As chuvas tendem a ser fortes e rápidas, o que eleva o risco de alagamentos pontuais e enxurradas.
Gabinete de crise
Para garantir a pronta-resposta, o Governo do Estado mobilizou um gabinete de crise para o sábado (8), considerado o dia de maior potencial de tempo severo.
Instituições como o Corpo de Bombeiros, concessionárias de energia e gás, e órgãos de transporte estarão reunidos no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) para atuar de forma coordenada.
A Defesa Civil orienta a população a manter atenção redobrada da população, especialmente nas áreas de risco. Bem como sugere que objetos soltos em varandas e quintais que possam ser arremessados sejam recolhidos.
Importante também não estacionar veículos sob árvores ou estruturas frágeis e nunca atravessar áreas alagadas, seja a pé ou de carro.
Em caso de qualquer ocorrência, a orientação é acionar imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).


