O olhar encantado de Abner, um adolescente no espectro autista de 13 anos, emocionou o Brasil ao testemunhar um salto de baleia jubarte em Ilhabela. O momento, registrado durante um passeio em família, ganhou as redes sociais e se tornou o marco simbólico do encerramento da temporada de avistamentos em 2025. “Eu não tenho palavras. Consegui fazer uma foto da cauda!”, disse o jovem sorrindo após o passeio.
Apaixonado por audiovisual, Abner sonha em se tornar produtor de vídeos de animação — e o encontro com a baleia reforçou ainda mais sua inspiração criativa.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Acompanhado dos pais, Reijane e Jocemiel, e do irmão Pietro, Abner presenciou a cena que encantou milhares de brasileiros e turistas ao longo da temporada – considerada uma das mais intensas dos últimos anos. O vídeo do encontro se espalhou pela internet, traduzindo em imagens o impacto que o turismo de natureza pode ter na vida das pessoas.
“Foi uma experiência incrível e que com certeza o Abner nunca vai se esquecer. Esse momento ficará guardado para sempre na nossa família”, afirmou a mãe, Reijane Souto.
A temporada no Brasil começou em 28 de abril, quando pescadores do Bonete registraram o primeiro avistamento de jubarte deste ano. Desde então, Ilhabela se transformou em palco de encontros memoráveis entre humanos e baleias, com registros que chegaram à imprensa nacional e internacional, levando o nome da cidade para além das fronteiras.
De acordo com o Projeto Baleia à Vista, mais de 770 avistamentos foram notificados por embarcações entre abril e setembro. Já o VIVA Instituto Verde Azul contabilizou 316 registros a partir de observações feitas em terra, na sede do projeto. No mesmo período, o Instituto Baleia Jubarte recebeu mais de 1.800 visitantes na praia do Perequê.
Estima-se que cerca de 8 mil pessoas participaram de passeios organizados por empresas certificadas com o selo “Cidade Amiga das Baleias” — uma iniciativa que reconhece operadoras comprometidas com práticas responsáveis e respeito às regras de observação. Ao todo, 29 agências possuem o selo.
Para a temporada de 2026, a Prefeitura de Ilhabela prepara novas ações voltadas à pesquisa, monitoramento e qualificação da experiência turística. A meta é ampliar o acesso a vivências como a de Abner — momentos que despertam pertencimento, encantamento e consciência ambiental.