Procon orienta consumidores para compras seguras no Dia das Crianças

O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, mobiliza pais e responsáveis a escolherem presentes que encantem as crianças, mas também exigem atenção para evitar problemas futuros. O Procon de Caraguatatuba reforça a importância de realizar compras conscientes e dá recomendações essenciais para garantir tranquilidade na hora de presentear.

Segundo o supervisor de governança do órgão, João Ricardo do Nascimento Machado, a pesquisa de preços e condições de pagamento deve ser criteriosa. “Evite se deixar levar por embalagens coloridas ou promoções exageradas. Leia atentamente as informações no manual de instruções, que deve estar em português. Confira a validade da segurança do produto, especialmente o selo do Inmetro”, orienta.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

Outra dica importante é verificar se a embalagem apresenta dados como a faixa etária recomendada, o nome e CNPJ do fabricante, instruções de uso, riscos potenciais, quantidade de peças e o selo de qualidade do Inmetro. Além disso, procurar outros selos de órgãos credenciados. Essas informações garantem que o brinquedo ou produto seja seguro para a criança.

Para compras on line, antes de comprar confira a reputação do site, pesquise as listas de sites invasivos divulgadas pela Fundação Procon/SP e desconfie de preços absurdamente baixos. Verificar o endereço eletrônico do site é fundamental para evitar golpes que se disfarçam de lojas confiáveis.

procon

No que diz respeito às trocas e garantias, o Procon esclarece que compras feitas em lojas físicas geralmente não oferecem direito automático de troca, salvo se a loja discriminou essa possibilidade na nota fiscal.

Para compras online, telefone ou catálogo, a lei garante ao consumidor um período de até uma semana para arrependimento, contados a partir do recebimento do produto.

Em casos de defeitos ou vícios, o consumidor tem até 30 dias para reclamar e exigir reparo, restituição ou troca do produto. Se a empresa não solucionar a problema nesse prazo, o cliente tem direito ao reembolso ou abatimento proporcional no valor pago.

Para registrar reclamações, o consumidor pode procurar o Procon pessoalmente na Rua Engenheiro João Fonseca, 37, no centro de Caraguatatuba, ou pelo site (http://156.caraguatatuba.sp.gov.br), pelo aplicativo Caraguatatuba 156, ou ainda por telefone. É necessário apresentar RG, CPF, nota fiscal e demais documentos relacionados à compra.

O órgão atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e conta com 16 funcionários disponíveis para orientar consumidores. Também é essencial estar atento às compras online: nunca compartilhe dados pessoais, desconfie de ofertas muito atrativas ou de mensagens suspeitas, utilize apenas aplicativos de lojas oficiais e prefira pagamentos no cartão de crédito, evitando transferências por PIX ou boleto.

*PUBLIEDITORIAL/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *