As equipes da Polícia Militar Ambiental resgataram e soltaram na natureza um gato-do-mato reabilitado depois de ser atropelado e um bicho-preguiça que estava preso em fios de alta tensão. As ações contaram com a colaboração de órgãos de controle de fauna e da população.
O bicho preguiça foi resgatado no bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba, e o gato-do-mato na rodovia Rio-Santos (SP-55), em São Sebastião. Veja os vídeos abaixo.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Gato-do-mato reabilitado retorna à natureza em São Sebastião
Na última terça-feira (2), a equipe composta pelo subtenente Cassemiro e o cabo Kauê Borges, realizou a soltura de um gato-do-mato (Leopardus guttulus) em São Sebastião. O felino havia sido resgatado em julho após ser atropelado na rodovia Rio-Santos.
O animal recebeu os primeiros cuidados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba e foi transferido para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras-SP), no Parque Ecológico do Tietê.
Após o processo de reabilitação e recuperação, o gato-do-mato foi considerado apto para retornar ao seu habitat. A soltura foi realizada no local exato do resgate, seguindo critérios técnicos para garantir a preservação da espécie e o equilíbrio ecológico da Mata Atlântica.
A ação foi apoiada pelo Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba e pela Coordenadoria de Fauna Silvestre.
Bicho-preguiça resgatado de fios de alta tensão em Caraguatatuba
No dia seguinte, quarta-feira (3), uma equipe do Grupo Especial de Policiamento Ambiental em Áreas de Risco (Gepaar) foi acionada por moradores do bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba. Eles alertaram sobre um bicho-preguiça que estava em apuros, preso em fios de energia elétrica.
Os policiais se dirigiram ao local e, com técnicas de contenção e captura, conseguiram remover o animal dos fios em segurança, evitando que ele fosse eletrocutado ou sofresse ferimentos.
Após a avaliação, constatou-se que o bicho-preguiça estava em perfeitas condições de saúde e foi solto em uma área de mata preservada, longe da interferência humana.
A Polícia Ambiental ressalta a importância de a população não tentar resgatar animais silvestres por conta própria e de acionar imediatamente o telefone de emergência 190. A medida garante que o atendimento seja feito de forma segura e adequada, protegendo tanto as pessoas quanto os animais.