Litoral Norte registra 43 pinguins mortos no início da temporada de encalhes

A chegada da temporada de pinguins-de-Magalhães no Litoral Norte, que se iniciou no começo de junho, já aponta um cenário preocupante. Segundo o Instituto Argonauta, 43 pinguins jovens foram encontrados mortos nos últimos três dias, de 1° a 3 de julho, nas praias dos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Apenas quatro pinguins foram resgatados vivos. Eles foram encaminhados para atendimento veterinário e reabilitação na Unidade de Estabilização de São Sebastião e no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba (CRD). Os 43 animais mortos foram recolhidos e enviados para avaliação, com o objetivo de investigar a causa do óbito.

pinguins

Os pinguins

Os pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) são originários da Patagônia e costumam aparecer no litoral paulista entre os meses de junho e setembro, em sua rota migratória anual em busca de alimento e águas mais quentes.

Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta, a ocorrência de pinguins é um fenômeno natural. Por isso, a presença de jovens debilitados é esperada neste período de migração, uma vez que são os mais suscetíveis a se perderem do bando. “A temporada de pinguins é um momento importante para reforçarmos o cuidado com a fauna marinha”, afirmou Gallo.

Apesar de a espécie ser classificada como “Pouco Preocupante” (Least Concern – LC) pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), sua taxa populacional está diminuindo. Entre os principais fatores de risco para esses animais estão a poluição marinha, a sobrepesca e os efeitos das mudanças climáticas sobre suas rotas migratórias e áreas de alimentação.

Orientações à população

O Instituto Argonauta reforça a importância da não manipulação dos animais. “Quando um animal aparece na praia, é fundamental que ele não seja manipulado pela população. Acione as equipes técnicas que saberão como proceder”, afirma Hugo Gallo Neto.

As orientações ao público ao avistar um pinguim ou qualquer outro animal marinho encalhado são acionar imediatamente as equipes técnicas responsáveis pelo atendimento. Concomitantemente, não tentar manipulá-lo ou devolvê-lo ao mar, manter distância e evitar aglomerações.

Importante também não retirar o animal da água, colocá-lo em recipientes com gelo ou tentar oferecer alimentos, pois tais ações podem causar ainda mais estresse ou agravar seu estado de saúde. Os procedimentos necessários são realizados por equipes especializadas, que possuem treinamento e estrutura para realizar o manejo adequado.

Ao avistar um animal marinho debilitado, ligue 0800-642-3341.

 

One Reply to “Litoral Norte registra 43 pinguins mortos no início da temporada de encalhes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *