Diocese de Caraguatatuba recebe relíquia de 1º grau de São Sebastião

Um momento de profunda fé e significado histórico marcou a Diocese de Caraguatatuba neste domingo (13), quando uma relíquia de 1º grau de São Sebastião chegou à região, vinda diretamente da Basílica de São Sebastião, em Roma, na Itália. Trata-se um fragmento de osso do mártir e padroeiro da cidade de mesmo nome.

A obtenção da relíquia foi possível graças à intermediação do Padre Sérgio, sacerdote que atua no Dicastério para a Causa dos Santos, no Vaticano. Ele foi quem fez a ponte com a Basílica romana, atendendo a um pedido especial da Paróquia São Sebastião e viabilizando a concessão do fragmento à comunidade paroquial. A relíquia foi doada à Paróquia São Sebastião e agora permanece como um tesouro espiritual e religioso de grande valor, aberto à veneração pública.

Sua chegada representa um marco religioso e uma oportunidade de fortalecer o turismo religioso no município, atraindo fiéis e visitantes de toda a região, impulsionando a economia e incentivando a cultura da devoção.

Acolhida da relíquia e celebração solene

A chegada da relíquia teve uma acolhida solene por volta das 18h de ontem, na divisa entre as cidades de São Sebastião e Caraguatatuba. De lá, o fragmento seguiu em carreata até a Igreja Matriz de São Sebastião, onde uma Santa Missa foi celebrada. A cerimônia foi presidida por Dom José Carlos Chacorowski, bispo diocesano de Caraguatatuba.

O pároco da Paróquia São Sebastião, padre Alessandro Henrique Coelho, destacou a importância do momento: “A Relíquia é um marco histórico para a fé cristã católica que desde a origem marcou a fundação da cidade. Hoje temos um pedaço do osso de São Sebastião, 1.721 anos depois do seu martírio. Que seja expressão de fé, renovação espiritual e coragem para viver bem os nossos dias. Um grande presente que recebemos com júbilo.”

A relíquia carrega um fragmento de osso do mártir e padroeiro da cidade de São Sebastião (Foto: Diocese de Caraguatatuba)

Após a missa, a relíquia foi exposta para veneração pública, proporcionando um momento de profunda espiritualidade e fortalecimento da devoção ao santo padroeiro para toda a comunidade católica da região.

Reconhecido como protetor contra epidemias, pestes, guerras, tempestades, além de padroeiro da agricultura e da pecuária, São Sebastião é símbolo de resistência e devoção. Sua relíquia, agora acessível na Igreja Matriz, remete à coragem e ao testemunho cristão que deram origem à própria fundação da cidade.

A relíquia está disponível para veneração pública de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; aos sábados, das 9h às 12h; aos domingos, das 8h às 12h; e durante as missas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *