Moradores do bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba, denunciaram através do Whatsapp do Nova Imprensa o descarte irregular de lixo nas margens do rio Capricórnio, supostamente realizado por um supermercado nas proximidades.
Segundo os relatos, o local tem sido alvo constante de despejos de embalagens, caixas e entulho, o que gera preocupação com a poluição e a preservação ambiental da região. A prefeitura esteve no local, notificou o estabelecimento e fez a limpeza.
O descarte inadequado de lixo nas margens do rio pode acarretar diversos problemas de saúde, atraindo vetores de doenças. Além de causar danos à fauna e flora local, levando à morte de animais e à degradação da vegetação nativa.
Outra consequência é o risco de alagamentos, que pode ocorrer em função do entupimento causado pelo lixo.
Por fim, essa prática prejudica o turismo na Lagoa Azul, onde o rio deságua, poluindo as águas e afetando a economia local.
Supermercado: Fiscalização e notificação
Diante das denúncias, a Prefeitura de Caraguatatuba foi acionada e uma equipe de fiscais de posturas esteve no bairro para averiguar a situação. Após a investigação, o supermercado foi notificado sobre as irregularidades identificadas.
As autoridades municipais informaram que já realizaram a limpeza e o recolhimento dos resíduos descartados de forma inadequada. A prefeitura reforçou, em nota, seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a fiscalização em estabelecimentos comerciais que não seguem as normas de descarte de lixo.
“Estamos satisfeitos com a rápida ação da prefeitura, agradecemos o apoio do Nova Imprensa que intermediou a situação. Nossa região esteve abandonada nos últimos anos”, desabafou um morador.