Três banhistas ficaram feridos, neste sábado (14), após serem atingidos por raios que caíram nas praias da Cigarras e de Maresias, em São Sebastião. As vítimas foram resgatadas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Unidade de Resgate e Salvamento Aquático (Ursa), do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).
A primeira ocorrência foi registrada por volta da hora do almoço quando dois homens de 35 e 41 anos estavam na faixa da área da Praia da Cigarras, na Costa Norte, debaixo de um guarda-sol, que recebeu descarga elétrica por raios. O guarda vidas temporário que estava no local monitorou as vítimas enquanto solicitava apoio do SAMU que os levou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) central.
O GVT informou que as vítimas estavam sentido fortes dores no corpo e não sentiam os membros inferiores.
Segundo a Prefeitura, os jovens estavam conscientes, porém agitados, e permanecem em atendimento.
Pouco tempo depois o GBMar foi informado que um rapaz de 23 anos havia sofrido descarga elétrica de raio na praia de Maresias. A equipe da URSA 95 se deslocou para o local onde encontrou a vítima se queixando de fortes dores na região das costas, confusa, desorientada e com sinais de hipotermia.
O jovem foi levado para o Hospital de Clínicas de Boiçucanga onde também passou por atendimento. O rapaz é funcionário de um clube e estava na área do deck da piscina descalço quando recebeu a descarga.
Dicas de Segurança do Corpo de Bombeiros em dias de Chuva
- Evite áreas abertas: Durante tempestades, evite praias, campos e áreas descampadas.
- Afastar-se de objetos metálicos: Não carregue ou permaneça próximo a objetos como varas de pesca, bicicletas ou guarda-chuvas com ponta metálica.
- Procure abrigo seguro: Refugie-se em locais fechados, como edificações ou veículos, evitando tendas, quiosques e árvores isoladas.
- Desligue equipamentos elétricos: Evite usar aparelhos conectados à rede elétrica e mantenha-se longe de tomadas e fios.
- Não nade: Evite o mar, rios, piscinas ou lagos durante tempestades, pois a água conduz eletricidade.
- Abaixe-se, se necessário: Se estiver em campo aberto e sem abrigo, agache-se.
O Corpo de Bombeiros reforça que, em situações de emergência, a população deve entrar em contato pelo telefone 193..
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) os raios podem ser perigosos. A chance de uma pessoa ser atingida por um raio é algo em torno de 1 para 1 milhão. Entretanto, a maioria das mortes e ferimentos não são devido a incidência direta e sim a efeitos indiretos associados a incidências próximas ou efeitos secundários dos raios e efeitos secundários normalmente associados com incêndios ou queda de linhas de energia induzidos por descargas que venham a atingir uma pessoa.
A corrente do raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através de aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas. A extensão dos danos depende sobre a intensidade da corrente, as partes do corpo afetadas, as condições físicas da vítima e as condições específicas do incidente.
Cerca de 20 a 30 % das vítimas de raios morrem, a maioria delas por parada cardíaca e respiratória, e cerca de 70 % dos sobreviventes sofrem por um longo tempo de sérias sequelas psicológicas e orgânicas. As sequelas mais comuns são diminuição ou perda de memória, diminuição da capacidade de concentração e distúrbios do sono.