Os surfistas sebastianenses Wellington Reis e Cauã Gonçalves fizeram história ao ajudarem o Time Brasil a conquistar a medalha de ouro por equipes pela terceira vez consecutiva nos Jogos Pan-Americanos de Surfe. O evento foi realizado entre os dias 4 e 13 de outubro em Punta Rocas, em Lima, no Peru.
A equipe brasileira, composta por grandes talentos do surfe nacional, reafirmou sua hegemonia nas ondas da América Latina, liderando o quadro de medalhas e se destacando em todas as modalidades da competição.
O Brasil somou 15.875 pontos. O país anfitrião terminou em segundo lugar, com 14.331 e a prata por equipes. Já os ‘hermanos’ da Argentina ficaram com 13.169 e o bronze. Chile fechou o pódio com 11.171.
Local de Cambury, Wellington conquistou o melhor resultado na categoria individual Sup Surf Masculino, e conseguiu a medalha de bronze. Já Cauã, que é morador de Maresias, terminou na 13ª posição, na categoria individual Shortboard Surf Masculino.
Carlos Bahia, um dos grandes nomes do Longboard mundial e morador de Maresias, ia participar da competição, mas não conseguiu por conta de um assunto familiar.
Mais Brasil
O Brasil também venceu duas categorias individuais e colocou 16 atletas no pódio na competição.
Maylla Venturin e Atalanta Batista venceram as categorias Bodyboard Feminina e Longboard Feminina, respectivamente.
Silvana Lima (Surf), Maíra Viana (Bodyboard), Sócrates Santana (Bodyboard), Aline Adisaka (SUP Surf) e Luiz Diniz (SUP Surf) levaram a prata.
Juliana dos Santos (Surf), Diego Gomes (Bodyboard), Gabi Sztamfater (SUP Surf), Wellington Reis (SUP Surf), Luana Soares (Longboard), Jessika Matos (SUP Race Feminino) e Eri Tenório (SUP Race Masculino) ficaram com o bronze.
Já Júlia Duarte e Guilherme dos Reis receberam a medalha de cobre pela quarta posição no Surf Feminino e SUP Race Masculino, respectivamente.