Policiais militares ambientais realizaram no sábado (7) operações contra a pesca ilegal e predatória no Litoral norte e flagraram uma embarcação pesqueira com alguns exemplares de cação no píer da Barra dos Pescadores, em Ubatuba.
Os pescadores haviam acabado de atracar e iniciar a descarga do pescado quando houve a abordagem pela equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3° Batalhão Ambiental.
O tripulante da embarcação pesqueira não possuía carteira de pescador profissional, resultando na apreensão da embarcação, motor e cerca de 1 mil metros de rede de emalhe, bem como na elaboração de dois autos de infração ambiental, totalizando R$ 2.760,00 em multas pela infração ambiental em desfavor do tripulante e do mestre da embarcação responsável por verificar as documentações. Os autuados terão de comparecer a uma unidade da Secretaria do Meio Ambiente para prestar esclarecimentos.
Crime ambiental
No total, foram contabilizados 19 quilos de peixes diversos, incluindo três exemplares de cação, não sendo possível identificar a espécie no momento devido já estarem sem as cabeças e vísceras, sendo encaminhado amostra para análise por biólogo e sendo identificado como sendo alguma das espécies de tubarão ameaçado de extinção ou qualquer proibição de pesca, será elaborado novo auto de infração ambiental por crime ambiental contra os infratores.
O restante do pescado foi doado ao lar Vicentino de Ubatuba, beneficiando diversas pessoas carentes e em situação de risco, fazendo assim o papel social da instituição.
Conforme a Polícia Ambiental Marítima, ações rápidas como essa, corroboram para a preservação e perpetuação das espécies marinhas.