Grupo Barbatuques apresenta novo show de 25 anos em Caraguatatuba

O grupo paulista Barbatuques completou 25 anos, reconhecido mundialmente pela sua linguagem singular de percussão e música corporal, e a turnê com novo show de comemoração vai passar por Caraguatatuba. A apresentação única acontece no próximo sábado (8), no teatro Mario Covas, com ingressos a R$ 40.

Com estética visual e repertório renovados, o projeto ainda conta com oficinas gratuitas de música corporal. Os interessados a partir de 14 anos podem participar das aulas no mesmo local e dia, das 10h às 12h, mediante inscrição.

As apresentações do “Barbatuques 25 anos” vão acontecer em 15 cidades no Brasil. O show também é uma homenagem a Fernando Barba, criador do grupo e falecido em fevereiro de 2021. Esta é a maior circulação realizada pelo Barbatuques em território nacional. O grupo já foi pro Recife, Fortaleza, Campinas, São Paulo, Curitiba, Santos, São José dos Campos, e Manaus. Segue agora para Caraguatatuba, Belém, Brasília, Rio de Janeiro, Goiânia, Palmas e Campo Grande.

O repertório explora a gênese musical do grupo, trazendo um apanhado simbólico da discografia do Barbatuques, como “Barbapapa’s Groove”, primeira peça para percussão corporal composta pelo Barba, hits como Baianá e Baião Destemperado, novos singles que ainda não faziam parte dos shows, como “Eu vou Cantar” e “Natureza” (parceria com Russo Passapusso), além dos momentos de improviso e a clássica interação musical com a plateia.

A sonoridade do Barbatuques tem uma sobreposição moderna de estilos e estéticas, são canções e “músicas “instrumentais” em ritmos tradicionais ou contemporâneos, como o baião, coco, samba, maracatu, rap, eletrônico, afoxé, funk, carimbó, toré indígena, rock, beatbox, kecak e a música africana. Exploram a fonética, aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos do erudito, da tradição popular brasileira ao pop.

As apresentações do “Barbatuques 25 anos” vão acontecer em 15 cidades no Brasil. O show também é uma homenagem a Fernando Barba, criador do grupo e falecido em fevereiro de 2021 (Foto: PMC/ Divulgação)

A linguagem pioneira desenvolvida pelo grupo contribuiu significativamente para a difusão da música corporal pelo mundo e é referência até hoje. O Barbatuques também mantém atividades em setores distintos como o corporativo e educacional, tornando-se uma significativa ferramenta pedagógica.

O projeto “Barbatuques 25 anos” percorre a longa trajetória sonora do grupo, dos ritmos e cantos afro-brasileiros no primeiro disco “O Corpo do Som”, passando pelos experimentalismos vanguardistas de “O Seguinte é Esse”, pelas harmonias e polirritmias ricamente elaboradas de “AYÚ”, chegando ao momento atual com o lançamento frequente de singles, onde a canção também ganha força. Uma síntese da sonoridade do Barbatuques desde a sua criação.

Em sua extensa trajetória, o grupo foi muito além dos palcos de mais de 30 países, chegou nas trilhas sonoras do cinema e da publicidade, em jogos, nas pistas de dança em milhares de remixes criados por DJs. Clássicos já consagrados pelo público, como “Baião Destemperado” e “Baianá”, fazem sucesso em todas as plataformas de streaming no mundo, com uso massivo em vídeos de canais como Instagram e TikTok.

A turnê de 25 anos é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras, realização do Núcleo Barbatuques, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço

Barbatuques 25 anos! Caraguatatuba
Data: 8 de junho de 2024
Horário: 20h (sábado)
Local: Teatro Mario Covas
Endereço: Avenida Goiás, 187, Indaiá – Caraguatatuba – SP
Telefone: 12 3208 4287
Duração: 90 minutos
Classificação: livre
Capacidade: 613 lugares
Acessibilidade: acessível para cadeirantes
Ingressos: R$ 40
Vendas on-line pela Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/94486

Oficina: 8 de junho, das 10h às 12h
Gratuito
Inscrições e mais informações pela Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/oficina-barbatuques-barbatucando-com-a-petrobras-caragua/2473882

Repertório previsto
26 (André Hosoi)
Barbapapa’s Groove (Fernando Barba)
Baião Destemperado (Fernando Barba)
Do Mangue a Manga (Fernando Barba)
Skamenco (Bruno Buarque e Fernando Barba)
Eu Vou Cantar (releitura de Maria do Carmo Barbosa)
Peixinhos do Mar (domínio público)
Cheiro Verde
Kererê (André Hosoi)
Sete (Fernando Barba e Giba Alves)
Natureza (André Hosoi e Russo Passapusso)
Baianá (versão Barbatuques para Boa Tarde Povo, Maria do Carmo Barbosa e Melo)
Gogó da Ema (Maria do Carmo Barbosa)
Carcará (João do Vale)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *